Ruínas de Igreja em Guarapari recebe apresentações culturais nesse sábado (17)
A 4ª edição do “Sarau Ruínas” acontece no próximo sábado (17) nas ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, Centro de Guarapari.
Em uma união de história, cultura e arte, a 4ª edição do Sarau Ruínas acontece nesse sábado (17) em Guarapari. O evento, organizado pelo Coletivo Sinestesia, leva música e poesia para as ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, movimentando a cena cultural do município. O evento conta com dois palcos para apresentações artísticas, performances circenses e esquetes teatrais. A primeira atração sobe ao palco às 17h.
O palco principal receberá a programação fixa, que conta com a apresentação da cantora Raíssa Castro, de Guarapari, o grupo Melanina MC’s, o cantor André Prando, entre outros. Já o palco secundário, será aberto para apresentações musicais, que devem passar por inscrição prévia, além de exposições de poesias, que podem ser inscritas no próprio evento.
Nicolly Credi-Dio, uma das organizadoras do Sarau Ruínas, contou que o evento tem o objetivo de movimentar a cena cultural de Guarapari. “A gente conhece muito pouco da arte local. Essa é uma oportunidade de dar visibilidade aos artistas daqui e aos patrimônios históricos da cidade”, declarou. O sarau contará também com um cortejo de congo com o Mestre Domingos.
De acordo com ela, o evento surgiu a partir da ideia de um professor que viu nas ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, o potencial para a realização de eventos culturais. “Ele conheceu o local e nos perguntou por que não era realizado nada naquele monumento histórico. O professor fez a proposta do evento para o Sinestesia e o coletivo abraçou a ideia”, explicou.
A cantora Raíssa Castro, de 24 anos, será uma das atrações do evento e contou que está preparando um repertório autoral para o Sarau Ruínas. A artista fará a abertura das programações fixas. “Serão quatro músicas do último álbum que lancei e outras quatro inéditas, além de um tributo ao cantor André Prando”, adiantou.
De acordo com a artista, que é moradora de Guarapari há cinco anos e canta desde os 17, o Sarau Ruínas é importante não só para valorizar a cultura local, mas como um espaço para exposição da própria arte. “O que nós, artistas da cidade, sentimos falta é desse espaço para mostrar nossos projetos autorais, porque geralmente quando nos chamam é para fazer cover”, pontuou. Raíssa lançou recentemente o álbum Dendrograma, e fez a abertura do show do cantor Nando Reis na terceira edição do Esquina da Cultura.
Confira a Programação
16:00- Ambientação (som mecânico)
17:00- Mestre de Cerimônia (abertura)
17:00 – 00:00 (durante a noite)
Cabaré Flutuante (intervenções artísticas)
17:00 – 00:00 (durante a noite)
Coletivo Ra-88 e Convidados (live paint)
17:05- Palco Aberto (música – Palco 2)
17:40- Palco Aberto (poesia – Palco 2)
18:10- Raíssa Castro (música – Palco 1)
18:55- Palco Aberto (poesia – Palco 2)
19:25- Trupe Maratimba (teatro – Palco 2)
19:45- Palco Aberto (música – Palco 2)
20:05- Melanina MCs (música – Palco 1)
20:40- Palco Aberto (poesia – Palco 2)
21:10- André Prando (música – Palco 1)
22:55- Mestre Domingos (cortejo de congo – até o Hostel)
23:30- Manga Rosa Experience (música – Jardim do Hostel)
Domingo, 18 de agosto de 2019
00:30- Luan Rodrigues (música – Jardim do Hostel)
01:10- Palco Aberto (poesia – Jardim do Hostel)
01:50- Palco aberto – Jam Session (música – Jardim do Hostel)