Entretenimento e Cultura

Buda gigante será inaugurado no fim de agosto no Mosteiro Zen em Ibiraçu

A inauguração das obras no Mosteiro Zen da Vargem acontecerá no dia 28 de agosto e será aberta ao público

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória


Foto: Daiju Roshi
Além do Buda gigante, outras obras serão inauguradas

O Mosteiro Zen da Vargem, em Ibiraçu, região Norte do Espírito Santo, realizará no dia 28 de agosto (sábado), às 10 horas, a inauguração da estátua do Grande Buda e outras obras. A inauguração será aberta ao público.

Além disso, também haverá o lançamento do livro Buddha, que foi elaborado para ser um registro fotográfico do maior monumento do Buda no Ocidente. 

O livro reúne fotos do acervo do Mosteiro e também imagens produzidas pelo fotógrafo Vitor Nogueira, responsável por acompanhar todo o processo de produção da obra.

Confira as obras a serem inauguradas:

Daiju Roshi
Daiju Roshi
Daiju Roshi
Daiju Roshi
Daiju Roshi
Daiju Roshi
Daiju Roshi
Daiju Roshi
Daiju Roshi
Daiju Roshi
Daiju Roshi
Daiju Roshi
Daiju Roshi
O GRANDE BUDA

>> Iniciada em novembro de 2018, a obra do Grande Buda foi finalizada em outubro de 2020. O monumento, com 35 metros de altura e cerca de 400 toneladas de aço e concreto, é a maior imagem do Buda no Ocidente e uma das maiores do mundo. 

A Cerimônia de Sagração, chamada de Abertura de Olhos (Kaigen), devido à pandemia da Covid-19, foi realizada online, por monges do Brasil e do Japão, e oficiada pelo Zenji (cargo equivalente ao de Papa, na Igreja Católica) Minamizawa Dônin, Primaz do Templo Matriz Daihonzan Eiheiji, em dezembro de 2020.

Após a finalização do Grande Buda, foi construído um lago com cascata, aos pés do monumento, com volume aproximado de 200 mil litros de água.

O BOSQUE

>> Ampliando a abrangência da Praça Torii, onde se encontra a estátua do Grande Buda, o Mosteiro, em parceria com a construtora CBL, transformou uma área com cerca de 01 (um) hectare num bosque, destinando o espaço ao lazer das famílias.

O projeto de criação do bosque incluiu o plantio de grama, mudas de plantas nativas, frutíferas e ornamentais, além de mesas, bancos, lixeiras e iluminação.

A ESCOLA OFICINA DE CER MICA KANZEON

>> Após mais de uma década de esforços, a Escola Oficina de Cerâmica, sediada na Praça Torii, foi construída em 2019, patrocinada pelo Sincades, com apoio do Governo do Estado.

Num primeiro momento, contando com o apoio da Eco-101, as atividades se iniciaram de maneira experimental, com foco apenas na comunidade de Ibiraçu.

Hoje, o projeto, atuando de forma mais abrangente, inclui também os municípios de Aracruz, Fundão e João Neiva, e, além da Eco-101, conta com o apoio da Vale e do Sebrae.

Na Escola Oficina de Cerâmica, jovens, mulheres e idosos estudam a arte da cerâmica japonesa de alta temperatura (1.300ºC) e produzem, sob a orientação dos professores, as peças comercializadas no show-room do espaço.

A iniciativa, seguindo os conceitos de Economia Criativa e Cooperativismo, visa à inclusão social dos seus alunos, através da capacitação profissional e da geração de renda.

LIVRO BUDDHA

>> O livro Buddha, resultado de uma parceria com o Banco Banestes, foi elaborado para ser um registro fotográfico do maior monumento do Buda no Ocidente. O livro reúne fotos do acervo do Mosteiro e também imagens produzidas pelo fotógrafo Vitor Nogueira, responsável por acompanhar todo o processo de produção da obra.