Entretenimento e Cultura

Um dos maiores humoristas do Brasil, Jô Soares era bisneto de ex-governador do ES

Na juventude, Jô Soares chegou a cogitar seguir carreira diplomática. A paixão pela arte falou mais alto e ele se tornou um dos artistas mais completos do Brasil

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Artista multifacetado, José Eugênio Soares ocupa espaço cativo entre os maiores nomes da cultura brasileira. Jô Soares, como era popularmente conhecido, morreu na madrugada desta sexta-feira (05), em São Paulo, e deixa uma trajetória majestosa na arte e na comunicação.

O jornalista, ator e humorista tem em sua árvore genealógica uma forte relação com o Espírito Santo. Seu bisavô materno, o diplomata Filipe José Pereira Leal, foi governador da então província entre 1851 e 1852.

Foto: Reprodução/ Facebook/ Brazil Imperial

Segundo o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Filipe José nasceu no Rio de Janeiro, em 1812, e faleceu na Bahia às vésperas de completar 68 anos. Ele foi aspirante da Marinha, diplomata e um dos negociadores do Tratado de Limites e Navegação Fluvial firmado entre o Brasil e a Venezuela em 1859.

LEIA TAMBÉM: Morte de Jô Soares: relembre a trajetória do apresentador

Inspirado nas histórias de família, o jovem Jô Soares cogitou ser diplomata e aprendeu várias línguas. Ainda na adolescência, em 1952, viu a televisão pela primeira vez durante uma viagem aos Estados Unidos. O amor pela comunicação falou mais alto. Seis anos depois, aos 20 anos, estreou nas telinhas.

No início da carreira, Jô escreveu e atuou em peças policiais da TV Mistério, programa da TV Rio. Na TV Continental, mostrou o seu lado cômico e foi ganhando cada vez mais espaço. 

LEIA TAMBÉM: “Beijo do gordo”: veja cinco entrevistas marcantes feitas por Jô Soares

Com passagens por diversos canais de televisão, como Excelsior, Record, SBT e Globo, Jô Soares emplacou diversos bordões e tirou boas gargalhadas do público.

O "beijo do gordo", forma como se despedia nos finais dos episódios de seu programa como entrevistador, será lembrado de forma carinhosa e com muita saudade pelo público que tanto admirou e ainda admira o seu trabalho.

LEIA TAMBÉM: Jô Soares morre aos 84 com pneumonia e deixa fortuna milionária

A causa da morte de Jô Soares não foi divulgada. O velório e enterro acontece em São Paulo e são restritos aos familiares e amigos.

Veja a repercussão da morte de Jô Soares


Pontos moeda