Luto

Silvio Santos: SBT confirma que não haverá velório e que funeral será privado

Cerimônia seguirá o desejo de Silvio Santos por um funeral judaico e um enterro reservado em cemitério particular

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação SBT

O SBT comunicou oficialmente que não haverá velório para Silvio Santos, que faleceu neste sábado (17), aos 93 anos. Segundo a nota, essa decisão reflete um desejo do apresentador ao longo dos anos.

LEIA TAM´BÉM:

>> Ícone da televisão, Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo

>> De camelô a ícone da TV: relembre a trajetória de Silvio Santos

>> Silvio Santos: saiba quais eram as empresas do dono do SBT

"Nosso pai frequentemente falava sobre seus desejos para o momento de sua partida. Ele pediu para ser levado diretamente ao cemitério e para que realizássemos uma cerimônia judaica, sem explorar sua despedida. Ele sempre preferiu ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que marcou sua trajetória", diz o comunicado.

A família também pediu a compreensão dos fãs, reforçando a importância de preservar a memória de Silvio Santos como uma figura que "amou o Brasil e os brasileiros".

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Silvio Santos estava internado desde o dia 1º deste mês no Hospital Albert Einstein. A notícia de sua morte foi confirmada pelo SBT na manhã deste sábado (17).

Ele estava fora do ar há quase dois anos, desde que gravou o último programa, em setembro de 2022.

Senor Abravanel, seu nome de batismo, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, e foi de camelô a bilionário, construindo um império ao usar a TV para divulgar seus empreendimentos.

Ele era filho de dois imigrantes judeus nascidos no antigo Império Otomano (seu pai, Alberto, era de uma região que hoje pertence à Grécia, e sua mãe, Rebecca, era de uma cidade que atualmente fica na Turquia). 

O carismático apresentador era muito popular e esteve até prestes a se candidatar à presidência no começo de sua carreira.

O apresentador não teve uma despedida oficial, nem anunciou a aposentadoria publicamente. Silvio já tinha diminuído o ritmo na época da pandemia de covid-19 e, aos poucos, foi parando com as gravações, até deixar de aparecer nas telinhas.

Quem passou a ocupar o lugar do comunicador foi a filha, Patricia Abravanel. Entre uma participação e outra, a herdeira virou titular do programa do pai, e Silvio Santos nunca mais voltou.