Entretenimento e Cultura

Quadros do Santuário São José de Anchieta de irmãs do ES buscam fomentar turismo e valorizar arte

Projeto das irmãs e artistas ressalta a relevância do patrimônio histórico capixaba e busca fomentar o turismo local

Foto: Divulgação

As artistas e irmãs cachoeirenses Cristine Aoni e Sandra Aoni produziram uma coleção de quadros para homenagear o Santuário Nacional São José de Anchieta, patrimônio histórico do Espírito Santo que fica na região Sul.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp, clique aqui e participe

Após perceberam a alta procura por obras que remetessem ao Santuário, principalmente por parte das pessoas que visitam o local, as artistas começaram a desenvolver o projeto "Santificarte", que busca valorizar a cultura e turismo religioso no Estado.

“A gente observou o aumento do fluxo de turistas no Santuário depois da pandemia e, ao mesmo tempo, a pouca oferta de produtos iconográficos no local. Vimos o enorme potencial de crescimento da demanda por esses artigos, e decidimos, juntas, criar esse acervo”, explicou Sandra.

Além de fomentar o turismo religioso, as irmãs esperam que outras artistas e artesãos se inspirem no tema para produzir obras.

LEIA TAMBÉM: Shows de graça e exposição: confira a programação para curtir no fim de semana

O projeto desenvolvido por Cristine e Sandra também prevê a realização de oficinas artísticas para pessoas em vulnerabilidade social, especialmente mulheres.

"Ficamos inconformadas diante de tanta oportunidade de geração de renda sendo desperdiçada por falta de troca de saberes e de articulação. Ações simples como a proposta do projeto Santificarte têm o poder transformador atuando na base. Fazer alguém voltar a sonhar e realizar esse sonho, com as habilidades das próprias mãos, pode mudar seu destino. É uma corrente do bem”, destacou Cristine.
Foto: Divulgação

Duas obras do projeto "Santificarte" estarão disponíveis no evento “Cultura no Pátio”, que será realizado pela Prefeitura de Anchieta neste domingo (04). O evento também terá apresentações culturais de congo e MPB. 

As telas das artistas também estarão disponíveis para venda na loja Casa Ih, em Iriri, ou para compra direta com as artistas.

LEIA TAMBÉM:

>> Capixaba cria coleção em homenagem à escola de samba do ES

>> Atitude 67, Pedro Sampaio e Matuê fazem show em Vitória. Veja novo local

>> Bem-estar: spa em Vila Velha faz sucesso com massagens europeias