Reality de panificação vai escolher melhor pão francês do Espírito Santo
Intuito é valorizar a arte da panificação e o chef padeiro, que tem uma responsabilidade grande na gestão de pessoas e processos, além da criação de receitas nas padarias do estado
Quentinho no café da manhã ou à tarde, aquele cheirinho dele sendo assado na hora, acompanhado de um cafezinho fresquinho ou não, ele faz o maior sucesso. Nada melhor do que um pão francês, ou de sal, como alguns conhecem, não é mesmo?
Acompanhe tudo sobre a 5ª temporada do Chef de Família
E agora, os capixabas terão um reality show voltado para ele, que está na mesa de milhares de brasileiros.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
A partir desta terça-feira (20), a maior feira de negócios do varejo capixaba, a Acaps Trade Show, que acontece no Pavilhão de Carapina, na Serra, vai em busca do melhor pão francês do Espírito Santo.
"O reality foi feito a partir de uma parceria entre o Instituto Panela de Barro e o Sindipães, que desenvolveram o concurso 'o melhor pão francês do ES'. É a primeira edição. Já ocorreu o processo de inscrições, e a partir daí, foram escolhidos 10 chefs padeiros para apresentar os pratos em uma semifinal", contou o chef e apresentador Alessandro Eller.
O reality, que é uma parceria da Rede Vitória com o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), será multiplataforma e cheio de coisas boas.
"Esse processo de seleção foi feito por um corpo de jurados eleitos pelo sindicato dos panificadores. E para esta semifinal temos 5 competidores selecionados para a final, que será feita dentro da Acaps hoje (terça) e amanhã (quarta), com a apresentação dos vencedores no último dia da Acaps (quinta)".
Pensando em valorizar ainda mais a arte da panificação no Espírito Santo, o Instituto Panela de Barro pensou em cada detalhe junto com o sindicato.
"A ideia surgiu do presidente da Sindipães, o Ricardo (da Ledut), que apresentou a ideia de fazer um concurso para selecionar o melhor pão francês, que é um dos carros fortes de toda panificadora. Mas o curioso é que apesar de se chamar pão francês, não existe na França. Essa ´´e uma receita brasileira e de simples preparo, mas que requer muita técnica do chef padeiro", reforça Eller.
A expectativa é valorizar mais a arte da panificação no ES, valorizar o ofício do chef padeiro, que tem uma responsabilidade grande na gestão de pessoas e processos, além da criação de receitas nas padarias de todo o estado.
VEJA A LISTA DE FINALISTAS DO CONCURSO:
1 - Guilherme Fidencio de Castro
2 - Reginaldo Pereira Gomes
3 - Rúben Dalmolim Peçanha
4 - Luis Barreto Souza Junior
5 - Maurilio Cardoso dos Santos
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
15h30 – Auditório Master – Solenidade de abertura
ARENA PANSHOW
16h às 17h: o novo normal na panificação: desafios e oportunidades com Emerson Amaral
17h30 as 18h30: harmonização de pães e vinhos por André Travaglia
19h - Final do concurso
14h às 15h - Auditório: Master - Painel: Varejo conectado – Decisões orientadas por dados com a participação do presidente do Sindipães Ricardo Augusto Pinto
ARENA PANSHOW
16h às 17h: Pães de fermentação natural com chef Genilson Pereira
17h30 as 18h30: aula show de sanduíche de brownie com Paola Cakes
19h - Final do concurso
13h30 às 14h00 - Auditório master - ENTREGA DO TROFÉU ESTANDE DE OURO
ARENA PANSHOW
16h às 17h - Aula show Slice cake de coco e manga com a chef Evelize Fraga
17h30 às 18h30: Descobrindo o universo da cerveja - processo de produção, e harmonização com pães com José Olavo mestre cervejeiro e proprietário da Else Beer.
19h - Premiação do concurso.