Entretenimento e Cultura

"The Chosen": série sobre vida de Jesus está no cinema. Saiba tudo!

Cinemark vai exibir parte da série, que terá também episódios no SBT. Veja resumo e saiba tudo sobre onde ver, o que acontece e história

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / The Chosen

Em uma parceria com a empresa Cinemark, a terceira temporada da série norte-americana "The Chosen" (Em português, "Os Escolhidos") teve a estreia exibida nas telonas dos cinemas em 45 cidades brasileiras, nesta quinta-feira (31). 

A obra, lançada em abril de 2019, acompanha a vida de Jesus e seus discípulos e alcançou sucesso mundial entre fiéis e não crentes. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre diversas adaptações históricas acerca dos acontecimentos da vida de Jesus, figura central do cristianismo, The Chosen conquistou diversos públicos diferentes, entre jovens e idosos, religiosos ou não, com 110 milhões de espectadores em 175 países. 

"Estamos muito felizes por sermos parceiros da Cinemark para nosso primeiro lançamento nos cinemas brasileiros. O Brasil é a nossa maior base de fãs depois dos Estados Unidos, e estamos muito animados por oferecer aos fãs a oportunidade de assistir aos primeiros episódios da terceira temporada como jamais vista – dublada em Português, na tela grande e junto à nossa apaixonada comunidade de The Chosen", relatou Kyle Young, diretor de distribuição global de 'The Chosen', durante um comunicado.

LEIA TAMBÉM: Ansiedade: veja remédios naturais e chás para tratar estresse e insônia

José Octavio Freitas, diretor de programação da Cinemark, também compartilhou um comunicado, onde agradece pela oportunidade.

"Assim que surgiu a oportunidade de exibirmos os dois primeiros episódios da terceira temporada de The Chosen: Os Escolhidos em nossas salas, ficamos muito empolgados, pois a série é um fenômeno e transformá-la numa experiência de cinema é algo realmente incrível", disse. 

Ainda acerca da parceria, o diretor de programação complementou: "Vamos elevar a exibição que acontece na sala de casa em algo maior: na tela grande, com som potente, pipoca de cinema e sem todas as distrações de outras telas e do ambiente que geralmente temos no dia a dia. Esperamos que os fãs da série possam se divertir muito com esta oportunidade inédita".

No Espírito Santo, a série pode ser assistida nos cinemas de Vitória e Vila Velha. 

Foto: Divulgação / The Chosen
Na imagem: Jesus e Mateus

Em um vídeo publicado no canal "The Chosen" no YouTube, o criador e diretor da série, Dallas Jenkins, contou que a ideia era mostrar a vida de Jesus Cristo sob a perspectiva daqueles que o conheceram e conviveram com ele, de forma autêntica e íntima. 

Assim, espectadores seriam levados a acompanhar a figura em cenários comuns, ao se deitar, conversar com amigos e trabalhar, além de momentos históricos, como a realização de milagres e eventual crucificação e ressurreição, de acordo com os registros bíblicos. 

LEIA TAMBÉM: Vídeo: fisioterapeuta dança com bebê no bolso e revolta; veja o que pode acontecer

Além do protagonista, cada discípulo é mostrado com suas próprias preocupações e contextos, além de personalidades únicas deduzidas a partir da liberdade criativa, sem ferir ou contrariar os textos históricos. 

Um exemplo fortemente aplaudido pelos fãs da série é o ex-cobrador de impostos e discípulo Mateus, interpretado pelo ator Paras Patel, retratado como alguém no espectro do autismo em The Chosen. 

Em entrevista ao site Academic Logos, a produção contou que a ideia teria surgido do diretor da série. 

"Dallas possui uma ligação pessoal e familiar íntima com o espectro do autismo, tendo realizado extensas pesquisas sobre o assunto. Ele observou que o evangelho de Mateus apresenta uma inclinação mais detalhista em comparação com os outros evangelhos, quase chegando ao nível da minuciosidade. Era também uma prioridade para todos nós destacar que indivíduos com peculiaridades, ou aqueles que possuem o que a sociedade identifica como 'fragilidades', são precisamente o tipo de pessoas com quem Jesus se associaria".

LEIA TAMBÉM: Desafio do TikTok: pais quebram ovo na cabeça de filhos: "Abuso"; entenda polêmica que viralizou

Foto: Divulgação / The Chosen
Lara Silva como Eden

O elenco da série também conta com a atriz brasileira Lara Silva, responsável pela interpretação da personagem Eden, esposa do apóstolo Pedro. Em um vídeo gravado para o canal The Chosen no YouTube, a artista contou estar grata pela chance. 

"Ingressamos neste projeto com um entusiasmo genuíno, e é uma experiência incrível participar de um programa enraizado na espiritualidade, especialmente sendo uma cristã. Acho intrigante que, ao descobrir minha crença e a direção que minha carreira deveria tomar, essa convicção floresceu e me conduziu até este ponto, envolvida em um projeto fundamentado na fé", relatou.

SÉRIE

Devido à dificuldades de financiamento e parcerias, Dallas Jenkins relatou, também no canal da série, que o lançamento, em 2019, foi um momento de apreensão. Os criadores da obra, no entanto, optaram por lançar uma vaquinha online com o objetivo de financiar a produção independente.

No total, 16 mil pessoas de todas as partes do mundo auxiliaram os criadores, que conseguiram arrecadar 10 milhões de dólares para a produção da primeira temporada. 

LEIA TAMBÉM: Tragédia! Incêndio no Havaí: homem morre ao salvar cão de amigo de fogo

Para a continuidade da série, a produtora Angel Studios, criou diversas campanhas de doações, onde quem desejasse poderia pagar para outras que não possuíam condições financeiras assistirem os episódios disponibilizados em um aplicativo gratuitamente. 

Na atualidade, as duas temporadas já estão no aplicativo da Angel Studios, que pode ser baixado de forma gratuita em celulares e televisões. Além disso, plataformas como Netflix, Globoplay e Apple TV+ adotaram a série recentemente.

Em entrevista ao site Aceprensa, Dallas Jenkins afirmou que a série permite ao público se aproximar de Jesus enquanto homem, além de seus discípulos e inimigos. 

"Mesmo que você não seja um crente, é possível valorizar a verdade histórica de Jesus, seus seguidores e seu tempo”, destacou. 

LEIA TAMBÉM: Paracetamol: jovens têm overdose por "Desafio do Apagão" do TikTok

TRENDS

Para o divertimento do público e aproximação com fãs, o elenco também criou uma conta no TikTok, onde participa de trends e danças divertidas.

LEIA TAMBÉM: Vídeo incrível! Homem toca violão durante cirurgia no próprio cérebro