Praça Costa Pereira será ocupada por músicos na próxima semana
egundo Carlos Papel, há mais de 20 anos compositores capixabas lutam para a criação de um sindicato sério e que atenda à expectativa da classe
Mostrar que a música capixaba está "viva". Essa é a proposta de compositores do Estado para a próxima terça-feira (20). Como nos "velhos tempos", a ideia é ligar o violão na praça Costa Pereira, em Vitória, às 11 horas, fazer um som no estilo palco livre, interagir com o público, contar com a participação de músicos de todo o Espírito Santo e incentivar a filiação destes no Sindicato dos Músicos do Estado (Sindmuses).
A manifestação é liderada pelo cantor Renato Casanova, vocalista do Casaca, e pelo compositor Carlos Papel. No dia do evento, haverá local específico para que os músicos participantes preencham a ficha de filiação do Sindmuses - organização formada em 2015 e presidida pela cantora Gardenia Marques.
Segundo Carlos Papel, há mais de 20 anos compositores capixabas lutam para a criação de um sindicato sério e que atenda às expectativas da classe. "Infelizmente, não tivemos apoio durante todo esse tempo, por conta da incapacidade de alguns representantes. Mas, agora, conseguimos reerguer a ideia e queremos fortalecer o Sindmuses - já regularizado e com CNPJ - com o máximo de transparência possível", assinalou.
Papel reforçar que a proposta do show aberto na terça-feira, sugestão de Renato Casanova, é, além de recolher a inscrição de músicos para o sindicato, conscientizar a população da importância do Sindmuses e mostrar que os compositores, "ao contrário do que diversas pessoas pensam", estão unidos e com vontade de "balançar" a cena regional.
"Na verdade, nós já estamos fazendo isso. Há união de compositores novos com o pessoal da "velha guarda" em bares do Estado, como o Longe de Casa, em Vila Velha. Mas queremos mais e vamos em busca dessa conquista", assegurou Papel.
A presidente do Sindmuses, Gardenia Marques, também comemora o novo momento da cena e explica as vantagens do sindicato para o músicos: "É uma representação consistente para todos nós; uma forma de regularizar o recebimento do cachê de um músico de barzinho, por exemplo, ou valorizar o trabalho de bandas autorais", pontuou.
Filiação
Além da ficha de filiação do Sindmuses, que estará disponível no dia do show aberto na praça Costa Pereira, músicos que desejarem fazer parte do sindicato precisam levar a cópia de documentos essenciais: identidade, CPF e comprovante de residência.
É também preciso comprovar a atuação profissional na área, mas de forma simples: com a carteira da classe ou, por exemplo, com uma matéria de jornal que anunciou um show solo ou da banda. A ficha de inscrição pode ainda ser preenchida pela internet. Clique aqui.
Em relação a taxas de contribuição, Gardenia Marques explica que haverá assembleia geral (ainda sem data) para definir valores e como será o processo. "Primeiro, temos de filiar o máximo de pessoas possíveis e ganhar força", finalizou.
Serviço: Músicos ocupam praça Costa Pereira para fortalecer sindicato
Local: Praça Costa Pereira
Data: Terça-feira, dia 20 de outubro
Horário: 11 horas
Entrada: Franca