Ano Novo: confira os costumes e tradições da virada ao redor do mundo
Abrir a casa para o ano entrar, correr ao redor do quarteirão com uma mala e dar o "beijo da meia-noite". O Folha Vitória listou superstições para você se inspirar
“Feliz Ano Novo”, “Happy New Year”, "Buon anno", "Frohes Neues Jahr"! Não importa a língua, o Ano Novo é uma época de sonhos, desejos, promessas e expectativas.
Isso acontece, pois, além da virada no ano na data do calendário, também existe a esperança de que o novo ano seja melhor do que o anterior.
Durante as festas muitos brasileiros possuem tradições para dizer "adeus ao ano velho" e "olá ao ano novo". Entre elas estão: vestir branco, pular sete ondas e até mesmo usar cueca amarela para atrair dinheiro.
Leia também:
> Capitania dos Portos do ES vistoria balsas com fogos para Réveillon
> Venda de calcinhas amarelas aumenta 20% antes do Réveillon
> Orla de Praia Grande terá ciclovia e dois calçadões; veja investimento
Essas tradições, não importa a crença, possuem significados e buscam trazer muitas ações para o ano que começa, como, por exemplo: paz, amor e dinheiro.
Cercada de simbolismos, a data é comemorada de diferentes maneiras ao redor do globo terrestre. Caso as simpatias brasileiras não estejam funcionando com você, a reportagem do Folha Vitória destacou tradições e simpatias de países ao redor do mundo.
Confira algumas das superstições ao redor do globo terrestre:
Inglaterra
A tradição britânica pode parecer incomum para muitos brasileiros, mas, ela consiste em abrir a porta dos fundos da casa após a meia-noite e liberar o ano passado. Com isso, os britânicos “deixam um espaço para o novo ano entrar na vida”.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, é tradição dar um "beijo de meia-noite" no parceiro da virada do ano. A ação promete ser um sinal de muito amor e saúde para o ano inteiro.
A tradição vem de antigos festivais romanos de "Saturnalia", em que pessoas se beijavam para celebrar o ano novo.
Espanha
Na Espanha é tradição comer 12 uvas durante as 12 badaladas, cada uma delas representando os meses do próximo ano. O ritual é feito por tanta gente que até os mercados já deixam caixinhas com as uvas preparadas para comer.
Itália
Segundo os italianos, é típico comer alimentos redondos, pois vão atrair prosperidade para o ano seguinte. O prato típico que se come à meia-noite é o “cotechino y lenticchie” (um tipo de linguiça com lentilhas), traz muita sorte pelo formato de moeda.
Holanda
Se você deseja assistir a uma intensa queima de fogos durante a virada de ano, talvez Amsterdã é a capital da Holanda seja o local perfeito!
Durante o ano, a utilização de fogos de artifício é proibido, mas, na noite do dia 31, o país é tomado pelos artefatos coloridos.
Colômbia
No país da América do Sul é tradição correr ao redor do quarteirão com uma mala. Segundo os colombianos, a ação traz várias oportunidades de viagem no próximo ano.
Alemanha
Muitos nativos da Alemanha têm a superstição de comer carne de porco durante a ceia de Ano Novo. Além disso, é tradição por lá ter porquinhos em miniatura em casa, pois o bichinho é considerado símbolo de sorte e fartura.
Dinamarca
No país escandinavo, pouco antes da meia-noite as pessoas devem subir numa cadeira ou em algum lugar mais alto e à meia-noite devem pular para o chão. Com isso, é simbolizada a entrada de um novo ano para os dinamarqueses.