Projeto social lança coleção FloreSer em Vitória
Peças da coleção são feitas por mulheres do projeto Fazendo Arte, que destacam superação e sustentabilidade
Uma coleção criada pela Projeto Fazendo Arte, que conta com o apoio do Instituto Américo Buaiz (IAB), fez um coquetel de lançamento nesta segunda-feira (9) para a apresentação do "FloreSer".
O tema "FloreSer" foi sugerido por Estela Barth, uma das participantes do projeto, que inspirou a criação de um conjunto de peças carregadas de significados.
LEIA TAMBÉM:
>> Qual é a qualidade do ar na Grande Vitória? Saiba como monitorar
>> Cidade do ES registra a 3ª maior temperatura do país; veja previsão para esta terça
>> Restauro da Igreja do Rosário, em Vila Velha, é concluído após três meses
O processo criativo teve início com duas perguntas reflexivas: "Se você fosse uma flor, qual seria?" e "O que significa florescer para você?".
Cada peça da coleção é fruto de um processo de escuta sensível, onde as vivências de superação e reinvenção de mulheres foram interpretadas em formas, texturas e cores.
A coleção FloreSer foi criada com a participação de 150 mulheres do projeto Fazendo Arte, sendo inspirada nas histórias reais de aproximadamente 50 delas.
As vivências foram transformadas em criações artísticas, representando o processo contínuo de transformação e crescimento. As 183 peças resultaram de um trabalho baseado na escuta sensível, traduzindo histórias de superação e reinvenção em formas, cores e texturas.
Para a coordenadora do Projeto Fazendo Arte, Mônica Rezende, a coleção tem o objetivo de qualificação para, posteriormente, as mulheres venderem os artesanatos.
"O objetivo do projeto é qualificar as mulheres do Centro na área da artesania. A partir dessa formação, elas poderão produzir peças de tricô, crochê e macramê com um consumo consciente para a venda das peças", disse Mônica.
O material utilizado para a produção do artesanato não agride o meio ambiente.
"As peças são produzidas com materiais que não agridem o meio ambiente, como seda, linho e algodão", destaca Mônica.
Mônica também destaca que as mulheres participantes do projeto são do Centro de Vitória.
"São mulheres em sua grande maioria moradores do Centro: Vila Rubim, Morro do Quadro, Piedade, Morro do Moscoso, Ilha do Príncipe; e quando surge mais vagas, colocamos pessoas de outras áreas de Vitória", afirma Mônica.
Para conhecer mais sobre as peças, acesse a conta da marca Guananira no Instagram, com fotos dos artesanatos.
A partir desta quarta-feira (11), o Projeto estará no Espaço do Bem, no Shopping Vitória, para vender as peças de artesanato produzidas pelas mulheres, e ficarão lá até o próximo domingo (15).
O Projeto Fazendo Arte da OSC Bem Brasil - Instituto de Desenvolvimento Social é executado em parceria com o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, com o apoio da Gerência de Qualificação do Trabalhador da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho da Prefeitura de Vitória.
*Texto sob a supervisão da editora Elisa Rangel.