Foto: Secult ES/Divulgação

Desde a última segunda-feira (20), artistas, técnicos, agitadores culturais e estudiosos do tema podem concorrer a parcelas que somam R$ 200 mil para gastos com viagens e estadia via edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES). O texto já foi publicado pelo governo do Espírito Santo e está com inscrições abertas para propostas previstas até março do ano que vem.

Para poder participar do edital, o interessado (que pode ser das áreas das artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música, do patrimônio natural, das humanidades, literatura e outras expressões culturais) tem que comprovar que a viagem será para fins profissionais – como apresentações fora do Espírito Santo, capacitações, residência artística e afins – que tenham a ver com o universo do entretenimento.

LEIA TAMBÉM: Designer famosa, Carolina Neves faz bazar de luxo em Vitória para ajudar instituição do ES

Apesar de não ser uma novidade, o edital de locomoção (como é chamado) estava suspenso por conta das restrições da pandemia da Covid-19 e, agora, está de volta.

LEIA TAMBÉM: Delegação capixaba ganha 92 medalhas em concurso nacional de dança na Bahia

Neste retorno, a concorrência prevê dois períodos de inscrição: de 20 de junho a 20 de julho (para viagens de 25 de agosto de 2022 a 30 de março de 2023); e do dia 1º ao 30 de outubro (para viagens entre 1º de dezembro de 2022 até 30 de março de 2023).

A divisão dos R$ 200 mil totais será igual para cada período e o dinheiro que sobrar (se houver) será transferido automaticamente para o próximo período do mesmo edital.

INSCRIÇÕES

Para participar do certame, o interessado tem que ter um perfil de classificação “agente” no Mapa Cultural do Espírito Santo (plataforma utilizada pela Secult). Em seguida, as inscrições já podem ser feitas pelo mesmo portal.

A pasta também tem funcionários para tirar dúvidas pelos telefones (27) 3636-7115 ou (27) 3636-7116 e pelo e-mail [email protected]