Foto: Mariana Valente/Reprodução/Instagram @belagil

Filha de Gilberto Gil, Bela Gil revelou no programa Mil e Uma Tretas que é sapiossexual. 

O termo chamou a atenção do público, que logo começou a questionar sobre o que significava a nova denominação de orientação sexual contemplada pela sigla LGBTQIAP+

LEIA TAMBÉM: Gato! Sem camisa, Klebber Toledo exibe corpão sarado em desfile. Veja fotos

No programa em que deu a entrevista em que declarou a sexualidade, Bela disse ter atração pela inteligência das pessoas. 

LEIA TAMBÉM: Até Cartier! Toda-poderosa das marcas de luxo no Brasil posa com vips do ES

“Eu sou sapiossexual, eu me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas. Então eu não acho que eu tenho que ser hiper, ultra, megabonita. Então, assim… Para que eu vou botar silicone, entendeu? Deixa eu ler um livro, porque vai funcionar muito mais”, ex´plicou a artista. 

LEIA TAMBÉM: Contarato se declara ao marido: “Eu, Biel e Mari temos sorte de ter você”

O QUE É SAPIOSSEXUAL?

Com relacionamento aberto declaradamente há 18 anos com o designer JP Demasi, Bela – assim como quem se identifica como sapiossexual – se atrai por alguém por meio da inteligência. 

LEIA TAMBÉM: Zoe Martinez surge no ES e leva avó de Cuba ao Convento da Penha: “Apaixonada por Vitória”

O sapiossexual tem atração pelo intelecto do parceiro ao invés de só beleza. Outros atributos intelectuais e habilidades também podem ser fatores que influenciam na relação dos sapiossexuais. 

ENTENDA O TERMO

O termo surgiu oficialmente, segundo pesquisas que a Coluna Pedro Permuy, que não é boba nem nada, fez, em 1998. A orientação vale tanto para héteros quanto para homossexuais e alguns dizem ainda que se trata de uma identidade e não orientação sexual. 

LEIA TAMBÉM: Influencer que ficou cego com Aids posta antes e depois de tratamento do HIV