Desde que a harmonização facial ficou popular no Brasil, dezenas de milhares de famosos e anônimos lançam mão das agulhas para melhorarem a estética do rosto com lábios maiores, queixos proeminentes e têmporas mais marcadas. E, embora celebridades como Lucas Lucco e Gkay, mais recentemente, já fizeram o movimento contrário, há, sim, benefícios em usar o ácido hialurônico para rejuvenescer e superhidratar.
Segundo a dentista Karlla Sales, há benefícios diretos na técnica que deixa o lábio, por exemplo, mais volumoso.
“O ácido hialurônico é um ativo natural produzido pelo organismo e tem propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. Com o passar nos anos, sua produção natural vai diminuindo, por isso, uma alternativa é a reposição de maneira injetável”, diz.
A especialista também destaca que o preenchimento com o ácido ajuda a corrigir pequenas imperfeições no contorno dos lábios, deixando-os mais definidos e volumosos.
A reversão, por outro lado, é necessária quando o procedimento não é bem feito ou dá errado mesmo. “Todo mundo tem que ter cuidado, como com todos os procedimentos. Mas que o ácido hialurônico possui muito benefícios já é sabido e é por isso que ele é o mais utilizado e indicado como preenchedor”, corrobora.
Os problemas, de acordo com a dentista, acontecem, principalmente, quando há exagero no uso de produto. “Os lábios tendem a ficar extremamente volumosos e muito projetados e o resultado não é o mesmo que a expectativa, ou seja, tem-se uma desproporcionalidade”, termina.