Guilherme Guimarães é um dos nomes hypados de empresário de sucesso que se tornou referência em cultura organizacional dentro de empresas. Após estudar sobre companhias com propósito, cultura e times fortes, ele adaptou as próprias estratégias e percebeu a eficácia que o movimento trazia.
“Sempre contratei pessoas que eram boas no que faziam, mas percebi que apenas isso não bastava. Me aprofundando no assunto, comecei a mudar minha visão”, explica, remontando à época em que sua empresa dependia de sua presença para tudo e que a própria equipe não vestia a camisa.
LEIA TAMBÉM: Correspondente do Le Monde no Brasil fala do ES e viraliza: “Sublime e desconhecido”
“Antes da implementação da cultura organizacional, eu trabalhava 14h por dia tendo mais de 80 franqueados no Brasil, não tinha tempo para nada. Contratei uma consultoria em 2015 para ajudar na estruturação da minha empresa e foi nessa época que implantei propósito. Em três meses, já estava trabalhando 4h por dia”, conta ele.
Foi depois de muito estudo e conhecimento nessa área que Guilherme entendeu que não só sua empresa, assim como em outras, profissionais eram contratados da “forma errada”.
“Eu não me dava conta de que analisar o comportamento era essencial e que isso era suficiente para eu conseguir tempo, liberdade e uma empresa que me desse mais vida e significado”, enfatiza.
Hoje em dia, já com o conhecimento avançado sobre a cultura organizacional e a sua mudança de estratégias, Guilherme avalia a performance de seu time analisando variáveis: “Não adianta só entregar resultado, todos são pagos para entregá-los. No final do dia, eu quero saber se existe aderência com os meus valores e com a minha cultura. Eu considero duas variáveis, sendo o momento de fazer a avaliação do desempenho da pessoa em entregar resultados e o comportamento, aderência aos valores”.
O empresário se tornou o número 1 em cultura organizacional, além de ser líder do movimento “Empresa com Propósito”, ensinando milhares de outros empresários a crescerem em seus negócios sem abrir mão do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
“A geração Empresas com Propósito se trata de empresários que desejam fazer a diferença no mundo, construindo empresas com propósito, significado e consequentemente marcas diferenciadas e lucrativas”, esclarece.