Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Famosos também estão no rol dos casos de pagamento de financiamento estudantil, como o Fies. 

A última celebridade que ganhou manchetes desse tipo foi Jessi Alves, no meio de 2022. Mas agora, algumas pessoas podem ter alguma redução no valor que devem pelo financiamento, como explicam advogados especialistas em casos da natureza. 

Na prática, médicos que trabalharam em 2020 e 2021 no SUS e enfrentaram diretamente a pandemia da Covid podem ter desconto no valor da dívida no Fies.

Advogado da Machado & Costa Advocacia, Danilo Henrique Almeida Machado diz que a dívida, em si, não é um problema, já que faz parte do mecanismo utilizado pelo Fies. “O Fies é um investimento, não uma bolsa. O estudante pega um adiantamento do governo e tem um prazo para pagar. Portanto, a dívida é perfeitamente normal”, corrobora. 

“No entanto, como reconhecimento do trabalho numa situação excepcional como a da pandemia, estamos conseguindo abatimentos de mais de 20% da dívida de médicos que atuaram no SUS durante esses anos críticos”, explica o advogado.

Especializado em direito estudantil, o escritório da Machado & Costa conseguiu, só em 2022, desconto de mais de R$ 6 milhões para profissionais de saúde que se enquadram nos requisitos.

Com sede em Goiânia, o escritório atende médicos de todo o Brasil. “Em 2022 ganhamos uma ação judicial de um médico que reside em São Paulo, pois toda a ação tramita de forma remota na 4ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal”, observa Danilo.

“Além disso, nesse caso em específico, além de um desconto de R$ 120 mil, correspondendo a 24% do total da dívida, conseguimos a suspensão da cobrança das parcelas”, conclui o especialista.