Há 14 anos, quando a empresa foi fundada, as empresas de transportes e logística já vinham sofrendo com a falta de mão de obra para carga e descarga. Observando a escassez do serviço no mercado, Deoclecia Hoffmann e o irmão, Edimar Hoffmann, que à época trabalhava em um posto de gasolina e em uma empresa de importação, respectivamente pensou em fundar uma startup quando o termo nem tinha um significado lá muito bem definido: a Hoffmann Serviços.
Hoje, a companhia é uma das maiores prestadora de serviços terceirizados no setor logístico do Espírito Santo. Atualmente, a empresa que emprega mais de 600 funcionários ao todo tem operações em quase todo o Sudeste do Brasil e parte do Nordeste.
LEIA TAMBÉM: Andressa Suita usa bolsa Chanel de R$ 30 mil em show de Gusttavo Lima no ES
Na prática, o serviço é: descarregar, separar, conferir e movimentar todos os tipos de mercadorias: de medicamentos, linha branca, eletrônicos, alimentos até bebidas e afins. Tudo o que entra e sai do Estado, por exemplo, sai diretamente das fábricas e dos centros de distribuição – ou seja, passa pelas mãos da firma dos capixabas.
“Eu brinco que todo mundo depende direta ou indiretamente desse trabalho que eu e meu irmão fazemos há 14 anos, que é a mão de obra de carga e descarga. Tudo o que uma pessoa consome ou utiliza no dia a dia passa por empresas como a nossa até chegar ao consumidor final, a Hoffmann aqui no Estado é considerada uma das maiores”, destaca Deoclecia, em bate-papo com a Coluna Pedro Permuy, que não dorme no ponto, no escritório da empresa, na Serra.
LEIA TAMBÉM: Festa de empresário do ES na Ilha do Boi tem show do Capital Inicial
O Espírito Santo é uma das maiores rotas nacionais de transporte de cargas e a demanda tem crescido cada vez mais, pois o volume de circulação é cada vez maior. “Se o transporte e logística está crescendo, nós, como terceirizada, estamos acompanhando este crescimento dentro e fora do Espírito Santo”, destaca ela.
E lembra: “Eu e meu irmão (Edimar) lutamos muito no início. Nos primeiros anos em que decidimos empreender, chegamos a entregar tudo. Apartamento, carros particulares, carros da empresa… Para zerar dívidas que contraímos por não termos domínio total do negócio, porém não desistimos e continuamos lutando. Com o tempo, veio a recompensa e nos recuperamos financeiramente e conquistamos grandes experiências no mercado”.
LEIA TAMBÉM: Dieta dos famosos: nova Ozempic, injeção para emagrecer Mounjaro vira febre. Mas pode?
Hoje, a empresa tem no Espírito Santo uma frota própria de 16 veículos de médio porte e um de grande porte para atender a cartela de clientes com agilidade, além de ter todos os quatro irmãos no quadro societário. Todos trabalham diretamente na gestão da empresa com o sobrenome da família, sendo Deoclecia a figura da diretora-presidente da empresa.
“Ser mulher, estar à frente de uma empresa que hoje é de grande porte e realizar um serviço que as pessoas nem têm ideia do quanto é essencial… É realizador. Com a história que temos, e passado por tudo o que passamos é um grande orgulho”, celebra.
LEIA TAMBÉM: Hi, Barbie! Boneca surge em Vitória com Ken e diverte: “Rolê na Guarderia”
“A empresa funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e, mesmo de férias, eu fico conectada a tudo. E se resolvem algo sem me falar, acho ruim (risos)”, brinca.
Nestes 14 anos de CNPJ, já com uma gestão sólida, Deoclecia adianta que o plano é fortalecer os trabalhos dentro e fora do Estado e mostrar a importância da categoria no Brasil para que os colaboradores deste setor, que são verdadeiros ajudantes de carga e descarga, tenham orgulho da profissão que exercem.
LEIA TAMBÉM: Fortuna! Margot Robbie, a Barbie, recebeu cachê de 12 milhões de dólares