Nesta terça-feira (8), a cantora e empresária Jojo Todynho anunciou pelas redes sociais que estava passando por uma cirurgia bariátrica após uma longa jornada de dieta e prática de atividades físicas para perda de peso.
Ela chegou a perder 24 quilos antes do procedimento, como a Coluna Pedro Permuy, que não é boba nem nada, noticiou.
Muitos seguidores da cantora levantaram uma série de dúvidas acerca do procedimento.
LEIA TAMBÉM: Mãe de santo diz que homens fazem trabalho para transar com cunhada: “Abre o olho”
No entanto, de acordo com o cirurgião especialista em cirurgia bariátrica Fabio Rodrigues, se feito por um profissional experiente, o procedimento é totalmente seguro, sim.
LEIA TAMBÉM: Mistério: vidente diz que Gugu tem fortuna secreta: “Herança”
“A cirurgia bariátrica, como qualquer outra intervenção cirúrgica, tem seus riscos, mas eles podem ser minimizados com um profissional experiente e o seguimento de um protocolo adequado e um tratamento multiprofissional para o paciente”.
Por que Jojo emagreceu antes da cirurgia?
“Esse é um processo bastante comum que é feito em casos onde o paciente apresenta um risco cirúrgico e a perda de peso ajuda a reduzi-lo, no caso de Jojo, ela tinha esteatose hepática, a gordura no fígado, o que pode ter motivado todo esse processo preparatório antes da cirurgia e ajuda na recuperação pós-operatória”, elenca.
LEIA TAMBÉM: “Não morreu”: Mãe Michelly da Cigana faz revelação sobre Silvio Santos
A cirurgia é de risco?
“Existe uma série de cuidados que ajudam a reduzir os riscos de uma cirurgia bariátrica, como a perda de peso antes do procedimento, acompanhamento multiprofissional, respeitar o processo de recuperação, entre outros, mas no geral a taxa de mortalidade da cirurgia é bastante baixa, sendo em torno de 0,1 %e 1%”, fala.
LEIA TAMBÉM: Vai na Fé: novela da Globo cita Porto de Vitória, ES, em acidente que matou Carlão; entenda
Quais as consequências da bariátrica?
De acordo com Fábio, que participou do estudo “Depressão pós bariátrica e uso da alimentação adequada: revisão bibliográfica”, publicado na Plataforma Sucupira, afirma que o acompanhamento psicológico antes e depois do procedimento é fundamental.
LEIA TAMBÉM: Ex-Globo, ator Nikolas Antunes posta vídeo íntimo e choca: “Enorme”
“A obesidade não é uma doença que afeta apenas o físico, ela também impacta em grande medida a saúde mental, por isso, o acompanhamento de psicólogos é essencial no pré e pós-operatório, para gerar o suporte necessário para que o paciente enfrente e siga com as mudanças que serão necessárias no seu estilo de vida”.
Qual o período de recuperação após a cirurgia?
“O período de recuperação pode variar de acordo com o caso, no entanto, em geral, o paciente permanece no hospital por até 24 a 48h após o fim da cirurgia, e mantém repouso por cerca de 15 dias após o procedimento”, pontua o doutor.
LEIA TAMBÉM: Filmando mãe fazendo sexo, filho de Andressa Urach se assume bi e revela valor de programa