Com direito a uma vinícola do século XVIII, outra que tem produção de rótulos com uvas que são únicas da região em que estão instaladas as videiras e mais um produtor que assume os negócios da família, uma comitiva da Câmara de Comércio de Portugal visitou Vitória no último fim de semana para apresentação de novos vinhos para as mesas capixabas.
A Martha’s, vinícula da região Douro; Já Te Disse, do Alentejo; Rego Wines, da Beira Interior; Quinta das Arcas, dos Vinhos Verdes e Alentejo; e Vercope, também dos Vinhos Verdes, apresentaram seus rótulos para compradores, atacadistas e importadores do Estado no período.
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Os rótulos, todos especiais, devem chegar às prateleiras dos moradores do Espírito Santo em breve. Isso porque, convidada para manhã de degustação das amostras, a Coluna Pedro Permuy, que não é boba nem nada, também apurou que alguns contratos precisavam só de uma assinatura para serem lavrados.
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A iniciativa recolhe as ofertas de produtores com alto potencial de Portugal para, com a vantagem da intimidade cultural, esses produtos sejam apresentados ao mercado brasileiro. Depois de Vitória, a mesma comitiva se estabeleceu em Belo Horizonte, em Minas Gerais, para o mesmo trabalho.
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O presidente da Câmara de Comércio de Portugal – Atlântico Sul, Filipe Vasconcelos Romão, celebra a recepção dos brasileiros. “Desde 2015 nos atemos especialmente ao mercado da América Latina e esse ano começamos mais incrementadamente a relação com o Brasil. Desta vez são cinco produtores que se apresentam com ótimas oportunidades para o mercado. São vinhos que vão das opções de entrada até garrafas de 100, 150 euros que podem disseminar no mercado nacional daqui”, fala a este colunista.
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E completa: “Percebemos que esse movimento surge com o aumento de investimento de produtores de Portugal que estão interessados em trazer seus produtos para o Brasil e enxergam aqui um mercado promissor. Vitória tem uma posição estratégica em vários sentidos e nosso objetivo de trazer tudo isso para cá é tanto para abastecer o mercado local quanto para levar daqui para outros estados esses vinhos”.
As garrafas apresentadas aos convidados chegaram a, em real, representar rótulos de até R$ 750, mas partindo de R$ 29, R$ 39 e R$ 49 – bastante acessíveis para o público nacional.
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Hoje, a iniciativa é 100% privada e faz essas viagens patrocinada pelo que os próprios produtores colaboram com o desenvolvimento.