É inegável que a internet se tornou a “terra das oportunidades” para quem deseja empreender.
Na avaliação de Thalles Lima, empresário de sucesso no ramo de produtos digitais e referência em marketing digital, a oportunidade surge e só fracassa, muitas vezes, porque os empreendedores deixam a desejar nas ações de pós-venda. “A relação com o cliente não pode acabar quando ele fecha a compra ou recebe o produto”, frisa.
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Para ele, há três passos para ter sucesso nas vendas. “Se o cliente não voltar mais à loja, significa que o projeto de fidelização não deu certo. Então, para evitar esta situação, é preciso entender que o atendimento não termina ao concluir uma venda. Desse modo, invista em pós-venda, agregando ações de marketing, levando novidades ao cliente, e de atendimento, mostrando-se solícito para solucionar qualquer eventual problema”, fala, indicando que é necessário investir no pós-venda.
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“A loja online deve ser constantemente aperfeiçoada. Isso deve ser feito tendo em mente as preferências do consumidor. Uma forma interessante de adequar o serviço é colhendo opiniões por meio de pesquisas. Após uma venda, espere duas ou três semanas e envie um e-mail ao cliente com uma pesquisa singela. Certifique-se de que o questionário não seja longo, pois isso reduz as chances de obter respostas”, enumera, indicando pesquisas de satisfação.
“Se você está na internet, há dados à sua disposição. E não se trabalha mais sem observar indicadores de tráfego e jornada do cliente. Pois então, busque ferramentas que ajudam a entender quem visualiza a sua página – muitas, inclusive, são gratuitas. Também é possível captar informações por meio de formulários para cadastro”, finaliza, exaltando a importância de registrar dados.