Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Do início da pandemia para cá, muita coisa que diz respeito às diretrizes de voos e viagens aéreas mudou bastante. Mas o passageiro é que precisa ficar atento aos seus direitos para reaver o dinheiro gasto quando for o caso. 

É com essas dicas que o advogado Raul Bergesch tem feito sucesso na web com posts sobre o assunto. Só em uma publicação, o famoso da internet chega a ter mais de 5 mil reações de seguidores. 

Sobre os direitos, ressalta: “Um fato curioso é que a própria companhia prevê nos seus termos e condições que pode ocorrer overbooking. Desse modo, o consumidor, que na maioria das vezes não se atenta a estes detalhes, acaba aceitando”.

E continua: “Portanto, o overbooking (quando são vendidas mais passagens que o total de assentos) ocorre porque as companhias aéreas possuem uma previsão de que haverá algumas faltas no voo. Com base nisso, já vendem bilhetes a mais. Contudo, quando essas faltas não acontecem gera o overbooking”.

Já os atrasos e cancelamentos de voos, segundo o especialista, podem ocorrer pela quantidade de tri´pulação ser insuficiente. “Da mesma forma que o overbooking, o cancelamento e o atraso de voos também garantem direitos ao passageiro”, conclui.