Foto: eCommerce.ES

Imagem mostra primeira edição do evento, em 2022, que movimentou mais de R$ 20 milhões

Nos dias 12 e 13 de setembro, o Pavilhão de Carapina, na Serra, vai ser point para o empresariado capixaba que quer digitalizar a própria empresa ou aprender mais sobre o mundo “www”. Na data, o local sediará a segunda edição do eCommerce.ES, evento que explora as oportunidades da internet, varejo digital e vendas pela web. 

A ideia é movimentar R$ 50 milhões em negócios durante e pós-evento (no ano passado foram R$ 20 milhões).

“Neste ano, teremos 12 trilhas de conteúdo. Cada trilha contempla palestrantes que tratam de painéis específicos sobre todos os aspectos do empreendedorismo digital”, destaca Thiago Munaldi, co-fundador do e.Commerce.ES. 

“Já estão confirmadas palestras com representantes que cuidam dessas perspectivas no Google, TikTok, CEOs de empresas do Espírito Santo que vão mostrar como estão evoluindo no processo de digitalização e que, não necessariamente, investiram apenas em e-commerce, por exemplo”, continua.

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Segundo ele, várias corporações conseguem lançar mão do artifício virtual de outras formas que não só com uma loja online.

“Hoje você pode vender pelo WhatsApp, Instagram, o próprio TikTok… E fomentar esse movimento por esses canais. Você não precisa de um e-commerce para vender na internet. E o evento também é para educar os empresários e empreendedores nesse sentido, de usar a internet como ferramenta de inovação e venda digital”, defende.

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A mega estrutura que será montada, por outro lado, corresponde bem à realidade do Estado – apesar de esse nicho ainda ter muito o que expandir. “O Espírito Santo é bem adepto (ao mundo digitalizado), mas temos pouco investimento nas empresas, que precisam ter um olhar mais sensível para a inovação, tecnologia e como usar a internet”, fala.

Foto: eCommerce.ES

ESTADO NO TOPO DO BRASIL

Só para se ter ideia, o Espírito Santo é o segundo estado do Brasil (só perde para São Paulo) que mais vende pela internet e, parte deste resultado, é por um incentivo fiscal bastante atrativo: o ICMS recolhido pelo Estado quando a venda é não-presencial no Espírito Santo cai de 17% para 1,5%, como Thiago explica.

“É por isso que grandes marcas do País todo têm centros de distribuição aqui. Arezzo, Kabum, Frigelar, DuFrio, Mercado Livre, Amazon, Magalu… Todos esses grandes players usam o Espírito Santo por esse benefício. E mais operações podem usar, usando as ferramentas corretas do posicionamento e venda na internet”, reforça.

Foto: eCommerce.ES

“O evento promove network, debates, conecta fornecedores confiáveis ao mercado e proporciona o melhor direcionamento de ações por figuras que entendem do que estão falando, que são os palestrantes” – Thiago Munaldi, CEO do eCommerce.ES

AOS MILHÕES!

Com o evento em expansão do ano passado para cá, a expectativa é de que os resultados que ele dá também alavanquem. Em 2022 foram 1,6 mil pessoas em um dia de evento, em Vitória. Neste ano são esperadas 5 mil pessoas por dia no Pavilhão – 10 mil no total. “A expectativa é de termos 50 empresas patrocinadoras e expositoras, ano passado tivemos mais de 35; e agora queremos gerar mais de R$ 50 milhões em negócios, ano passado foram mais de R$ 20 milhões”, compara.

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O eCommerce.ES arremata a programação com a missão de divulgar capacitações para o mercado em várias áreas de atuação. Isso porque como não há uma graduação específica para quem trabalha com vendas na internet, profissionais de todos os ramos conseguem ser absorvidos no ramo.

Foto: eCommerce.ES

EDUCAÇÃO DIGITAL

“Também temos o interesse de movimentar instituições de ensino e educação para capacitar profissionais, que faltam no mercado. A gente também constrói o evento pensando nesse conteúdo de formação e temos, sim, profissionais de todos os ramos trabalhando no e-commerce, no varejo digital. Como não tem faculdade disso, especificamente, há um mix de formações, o que é altamente positivo, porque têm sempre vários olhares diferentes voltados para o mesmo objetivo”, termina.