Estudo brasileiro mostra impacto do cardápio de dietas para perder peso e a influência delas no DNA – e vice-versa; entenda novidade contra obesidade

Será que vem aí a nova Ozempic (e sem agulha)?

A genética tem sido cada vez mais explorada para diversos fins, da saúde à estética. Os testes genéticos são importantes ferramentas de análise do DNA e de todos os impactos na vida. No entanto, eles, agora, podem ser usados para muito mais que isso, como, por exemplo, para a realização de dietas – e essa é a nova febre do mundo dos famosos para perder peso e eliminar gordura localizada do corpo para sempre.

LEIA TAMBÉM: Horóscopo semanal: Márcia Fernandes fala o que vai acontecer com cada signo. Veja previsão!

As dietas podem ser usadas para emagrecer, para melhorar a nutrição, equilibrar o metabolismo, entre outros objetivos. Para evitar que elas saiam do controle e se tornem superrestritivas, o que pode prejudicar a saúde, elas devem ser realizadas com o acompanhamento profissional e é aí que entram os testes genéticos.

LEIA TAMBÉM: O milagre da água de cravo: shot do chá vira febre de famosos. Veja benefícios

Um estudo recente, da científica Contribuciones a Las Ciencias Sociales, realizado pela especialista em nutrologia Patrícia Rosany em parceria com a pós-graduada em ciências da obesidade Lorena Lemes, o pós-PhD em neurociências e membro da Royal Society of Biology no Reino Unido Fabiano de Abreu Agrela e o especialista em tratamentos com células tronco Luiz Felipe Carvalho analisou o uso de testes genéticos especial e exclusivamente para dietas.

LEIA TAMBÉM: Os benefícios da água com vinagre de maçã: receita que faz bem à saúde vira febre de famosos

“A nutrigenômica e a nutrigenética são campos complementares que exploram a interação entre dieta e genes, visando otimizar a saúde por meio da personalização da alimentação. Essas abordagens oferecem insights sobre a complexa relação entre nutrientes, variações genéticas e o funcionamento do organismo”, afirma trecho do estudo divulgado.

DIETA DO DNA: O QUE É?

A dieta do DNA, também analisada no estudo, é feita com base na análise dos testes genéticos do indivíduo.

LEIA TAMBÉM: Efeito Yasmin Brunet! Tudo sobre o PMMA: médicos do ES explicam técnica do bumbum das famosas

Ela ainda promete ajudar a melhorar a absorção de nutrientes e reduzir o risco de doenças. A dieta é considerada mais personalizada, pois leva em conta a resposta de cada organismo a determinados nutrientes.

LEIA TAMBÉM: Mulher flagra pegadinha da cadeira na Curva da Jurema e vídeo de tombo viraliza: “Presepada”

“A dieta do DNA tem como base a análise de variantes genéticas relacionadas ao metabolismo de nutrientes, saciedade, processamento de gorduras e outros fatores que influenciam a nutrição (…) Apesar de ser uma ciência emergente que requer mais pesquisas, sua aplicação prática será cada vez mais essencial no futuro”, destaca ainda o texto da matéria.

LEIA TAMBÉM: Ômega 3: veja tudo sobre o antioxidante natural que famosos usam contra doenças silenciosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *