Com 200 integrantes no elenco, de 2 a 70 anos, e orquestra ao vivo, O Quebra Nozes Capixaba será nos dias 15 e 16 de dezembro com homenagem à imigração espanhola no Espírito Santo

O Parque da Cidade, em Laranjeiras, na Serra, será o palco da quarta edição de O Quebra Nozes Capixaba, releitura do clássico de fim de ano internacional da bailarina e diretora da Pimenta Dance, Liviane Pimenta. Também roteirista do espetáculo, ela adianta que a versão deste ano terá, pela primeira vez no Estado, orquestra ao vivo apresentando os números musicais do balé – a Camerata Sesi.

Outra novidade é a homenagem aos imigrantes espanhóis.

LEIA TAMBÉM: Em vídeo chorando, Ana Paula Minerato quebra silêncio após áudios racistas: “Foi um erro”

Por ter forte relação com a Espanha e ter tido influência do país europeu até meados dos anos 1920, a história capixaba também terá uma homenagem aos imigrantes do Velho Mundo durante a apresentação. “A imigração espanhola no Espírito Santo aconteceu especialmente entre 1882 e 1920 e não é amplamente discutida, possivelmente devido ao foco em outras comunidades imigratórias. Os espanhóis, predominantemente da Andaluzia, podem ter se assimilado rapidamente à cultura local, o que diluiu a memória coletiva de sua presença”, adianta a diretora.

LEIA TAMBÉM: Mega da Virada de R$ 600 milhões: vidente dos famosos revela números para sorteio

“Na coreografia Chocolate Espanhol vou homenagear os imigrantes espanhóis por meio de Maria Ortiz, que sou fã. Ela nasceu em Vitória, em 1603, mas foi filha de Juan Orty Y Ortiz e Carolina Darico, um casal espanhol que chegou ao Brasil em 1601. A imigração da família foi promovida por Felipe II, rei da Espanha, que dominava Portugal e suas colônias.  Maria Ortiz é considerada uma heroína brasileira importante para a história e cultura capixaba”, também revela.

LEIA TAMBÉM: Irreconhecível, ex-ator mirim de Chocolate Com Pimenta choca com nova profissão aos 31

Será a quarta vez que o Quebra Nozes Capixaba terá espetáculos abertos ao público no Espírito Santo. As edições anteriores reuniram, cada uma, mais de dez mil pessoas e arrecadaram oito toneladas de alimentos cada, destinados para instituições como Asilo dos Idosos de Vitória, Abel Lino Portela e Casa Lares. 

LEIA TAMBÉM: Homens do ES são eleitos os 9º mais bonitos do Brasil; RS vence ranking

“O espetáculo foi adaptado para homenagear as histórias e lendas capixabas para mostrar toda a diversidade cultural do Espírito Santo, bem como seus pontos turísticos, incluindo o Convento da Penha, o Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu, a Santa Teresa de Augusto Ruschi, a Escadaria de Maria Ortiz, as paneleiras, o congo, entre outros símbolos”, completa Liviane. 

Na edição de 2024, o elenco é composto por 200 integrantes, cuja idade varia de dois a 70 anos, além da parceria inédita com música ao vivo da Orquestra Camerata Sesi, que contará com 16 músicos sob a batuta do maestro Isaac Gonçalves, além do convidado especial, o pianista e também maestro Jean Molinari.

LEIA TAMBÉM: Luz de Natal em apartamentos de Vila Velha vira briga de vizinhos e vídeos viralizam; entenda

No elenco estão bailarinos profissionais e amadores, alguns deles premiados, que serão reconhecidos na ocasião por meio da entrega do certificado da Royal Academy of Dance, além de medalhas de bronze, prata e ouro vindos direto de Londres, na Inglaterra. 

SERVIÇO

O Quebra Nozes Capixaba 2024 – 4ª edição

Data: 15 e 16 de dezembro de 2024, às 19h; 

Local: Parque da Cidade (Rua Anchieta, Laranjeiras, Serra); 

Ingressos: entrada gratuita e solidária (doação de 1 kg de alimento não perecível) – O alimento deve ser entregue no dia do espetáculo, no próprio Parque da Cidade, onde haverá um caminhão da MMA Cargas recebendo os produtos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *