Episódio 3 | competidores inovam no “churrasco de apartamento”

Rede de Sabores

O terceiro episódio do Na Brasa teve muita adrenalina. Nossos churrasqueiros tiveram que usar uma fritadeira sem óleo para fazer um típico “churrasco de apartamento”, com frango e linguiça. Também fizeram batata frita com molho de queijo. Mas não pense que ficaram longe da brasa não! Eles também preparam bombom de alcatra, picanha suína e o famoso Arroz Biro Biro.

Com as três eliminações do episódio 2 (saíram Nico, Rapha e Sérgio), o placar foi zerado. Três duplas foram sorteadas entre os seis competidores que continuam na disputa. As duplas ficaram assim:

  • Grupo Branco: Ozeias e Flávio
  • Grupo Vermelho: Cláudia e André
  • Grupo Preto: Vitor e Arthur

Churrasco de apartamento

Logo de cara, uma surpresa para os competidores: eles teriam que fazer linguiça e frango em uma fritadeira sem óleo. Muita gente já adotou esse hábito para fazer aquele churrasquinho em casa, principalmente se mora em apartamento. Mas os nossos competidores não estavam muito acostumados a mexer na conhecida air fryer, e alguns tiveram alguma dificuldade.

“Eu nunca tinha usado uma air fryer. Na minha casa é minha esposa que utiliza. Isso foi um grande desafio. Minha dupla, o Ozeias, também faz churrasco da forma tradicional, então, tivemos que aprender tudo ali, na hora”, conta Flávio.

Logo os competidores  partiram para as criações e fizeram molhos para acompanhar a linguiça Cofril. O grupo Branco fez um chimichurri.

O grupo Vermelho fez um vinagrete com manga e o grupo Preto fez um molho refrescante com limão siciliano.

“Esse molho é o clássico italiano mais cítrico. Usamos alho, salsinha, limão, sal, pimenta do reino e azeite, além da raspinha do limão. Usamos ainda cebolinha e pimenta-dedo-de-moça, explica Arthur.

Os assadores tinham a missão de usar a asinha de frango Kifrango e fazer um prato típico americano, o buffalo wings, um frango feito com molho picante. A equipe Vermelha fez uma marinada, levou o frango para a air fryer e fez o molho tradicional da receita americana para cobrir as asinhas. “A gente usou molho feito com pimenta e derreteu a manteiga. Essa mistura dá uma cremosidade especial às asinhas de frango”, explica André.

A prova também tinha um petisco que não pode faltar de jeito nenhum, a batata frita. Foi usada a Bem Brasil, distribuída pela Colina Alimentos. E nada de óleo para fritar, os competidores usaram a air fryer e mostram como ela fica saborosa e crocante.

Para acompanhar a batatinha, os assadores fizeram molhos de queijo com produtos Veneza, que agora é Natercoop. Misturando sabores, usaram cremes de preparo culinário e o resultado impressionou.

Confira os pratos:

O jurado convidado do programa para analisar a primeira prova foi Antônio Marcos Cunha Júnior, do setor de compras da Colina Alimentos. Ele ficou surpreso com a forma criativa que os competidores usaram a batata:

 

“Os competidores usaram a batata Bem Brasil Crinkle de uma forma super versátil e prática para a competição. Como a airfryer é muito comum nas cozinhas de hoje, achei que trouxe inovação para dentro dos lares capixabas. Dá para fazer uma batata no estilo restaurante mas dentro de casa”, afirma.

Ao final, o resultado da prova ficou assim:

Primeiro lugar com o grupo Branco, que levou 50 pontos. O segundo lugar foi para a dupla Preta, que ganhou 30 pontos, e a terceira colocação foi para a equipe Vermelha, 10 pontos.

 

Alcatra, arroz e picanha suína na segunda prova

O pessoal comemorou, mas logo já teve que encarar a segunda prova do episódio. Hora de acender a parrilla, pois os preparos vão ser na brasa.

Primeiro, os competidores tiveram que destrinchar uma alcatra completa do Frigorífico Frincarnes e retirar o bombom da alcatra. A peça foi para a parrilla, e os nossos artistas da brasa trataram de preparar um mix de temperos e molhos especiais para acompanhar.

A picanha suína Cofril foi inteira para a brasa e, claro que foi com aquela marinada diferenciada que mistura sabores adocicados e picantes e deixam a carne com um sabor inesquecível.

E como estrela dessa prova tivemos também o arroz Sepé, que foi preparado no chamado Arroz Biro Biro. Para quem não sabe, o prato tem esse nome em homenagem ao ex-jogador de futebol do Corinthians Biro Biro. O preparo feito com ovos, bacon, batata palha e outros ingredientes lembra o cabelo do atleta.

Nossos competidores não só fizeram o típico arroz como também capricharam na apresentação e deram toques diferenciados.

Os apresentadores Alessandro Eller e Edd Campos, degustaram cada uma das carnes e molhos para tomar uma decisão que não foi nada fácil. A qualidade dos pratos estava surpreendente. O jurado convidado, Assis Mattos, do Grupo Coutinho /Extrabom, se surpreendeu com a habilidade dos assadores com a carne:

“O que mais chamou atenção foi a destreza com as facas. Não é fácil retirar o bombom da alcatra, e eles foram perfeitos. Além disso, foi uma explosão de sabores em cada um dos pratos e molhos.”

Confira os pratos:

Quem se deu melhor

A vencedora da segunda prova foi a dupla Vermelha (André e Cláudia), que levou 50 pontos e subiu para o segundo lugar geral. Com o resultado dessa prova, as colocações das duplas mudaram. A equipe branca (Ozeias e Flávio) ficou em segundo lugar, ganhou 30 pontos e manteve a liderança. Em terceiro lugar ficou a dupla preta (Vitor e Arthur), com 10 pontos.

Não esqueça: o quarto episódio do Na Brasa será exibido no próximo sábado, dia 18, às 14 horas, na TV Vitória / Record TV.

Perdeu algum episódio? Confira os episódios aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais NotíciasConfira outras notícias.