Para dar segurança aos cerca de 7.000 atletas que vão participar da Corrida Dez Milhas Garoto neste domingo (1º), a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) programou alterações no trânsito das vias que integram o percurso da prova. Haverá interdições e desvios e, para orientar moradores e motoristas, 40 agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estarão distribuídos pelo trajeto, enquanto 14 batedores do órgão vão escoltar os primeiros colocados de cada modalidade.
Os competidores percorrerão 16,090 quilômetros, entre a largada, na praia de Camburi, perto do Clube dos Oficiais, e a Fábrica de Chocolates Garoto, em Vila Velha. Em Vitória, a avenida Dante Michelini, no trecho entre as ruas Carlos Orlando de Carvalho e Eugenílio Ramos, em Jardim da Penha, ficará totalmente interditada no sentido Centro a partir das 4 horas para a montagem de equipamentos.
A região está reservada ainda para concentração e aquecimento dos participantes e só será liberada após as 12 horas. Para quem vai de Jardim Camburi para o Centro, o ideal é entrar na avenida Adalberto Simão Nader e seguir pela avenida Fernando Ferrari. Já os motoristas que precisam acessar Jardim da Penha devem entrar na avenida Adalberto Simão Nader, seguir pelas ruas Rosendo Serapião, Dermeval Lírio, Hugo Viola e Anísio Fernandes Coelho, que dá acesso à Ponte Ayrton Senna.
A partir das 7 horas, com a largada da categoria cadeirantes, haverá interdições temporárias para a passagem dos atletas de cada modalidade nas avenidas Dante Michelini, Saturnino de Brito, Américo Buaiz e Nossa Senhora dos Navegantes e na rua Clóvis Machado, na Enseada do Suá. Às 8 horas, larga a elite masculino e, às 8h15, a elite masculino e as demais categorias (faixa etária masculino e feminino).
Para que nenhum motorista fique preso na Terceira Ponte, a Guarda Civil Municipal vai fechar os acessos a partir das 7 horas. A Rodosol informou que a pista no sentido sul (Vitória-Vila Velha) da ponte ficará interditada até as 10 horas, sendo reservada exclusivamente para os corredores. O sentido norte funcionará normalmente. Nesse período, os motoristas que quiserem ir para Vila Velha deverão seguir pelo Centro de Vitória e rodovia Carlos Lindemberg.
Segundo a organização da corrida, cerca de 550 pessoas serão responsáveis por garantir a segurança do evento, que, além da Prefeitura de Vitória, conta com apoio da Polícia Militar, Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Vila Velha. Sete ambulâncias, sendo quatro UTI´s, estarão disponíveis para atender os atletas e um posto médico será montado na chegada com mais de 20 profissionais, entre fisioterapeutas, dentistas, médicos e enfermeiros.