Luciano Rubim – Ele perdeu a aposta, mas ganhou a Paixão por Corrida!

A seção “Paixão por Corrida” traz hoje a história do leitor Luciano Rubim, que começou por causa de uma aposta para emagrecer. Ele não levou a grana, mas ganhou a paixão pela corrida, perdeu 14 quilos, venceu uma lesão, encarou três meias maratonas e agora se prepara para a São Silvestre! Confira o relato de Luciano e inspire-se!

PD12CPV51894_Baixa-1800x1200pixels300dpiTudo começou em fevereiro de 2009, quando queixava-me com uma colega de trabalho sobre a dificuldade em perder peso com a chegada dos 40 anos. Eu que sempre tive meu peso girando entre os 70 ou 75 Kg até os 30 anos, mas já estava chegando aos incríveis 88 Kg. Sedentarismo e vida desregrada eram os prováveis vilões.

Essa colega também tinha a mesma queixa quanto aos quilos extras e decidimos então fazer uma aposta para ver quem conseguiria emagrecer mais num período de 30 dias. Seria uma maneira de estarmos mais estimulados a “fechar a boca” para perder peso, pois agora havia uma grana em jogo.

Passados 15 dias do início da nossa aposta, não havíamos emagrecido mais do que 200g e já achávamos que não iria surtir efeito algum, até que uma outra colega resolveu entrar. Achamos a idéia ótima, pois talvez assim tivéssemos um estímulo a mais, além de aumentar o valor do prêmio para o vencedor.

Para nossa surpresa, essa colega que entrou (a Wylmara), começou a disparar na nossa frente. Enquanto eu e Fernanda emagrecíamos 100 gramas por semana, ela perdia 200g por dia. Estávamos fadados a perder a aposta. Chegamos a desconfiar até de bulimia, até que ela nos confessou o seu segredo: “Gente, estou perdendo peso rápido porque estou correndo!!”.

Aquilo me soou a princípio quase que como uma fraude, uma forma de burlar as regras, mas não havia nada no regulamento que impedisse a pessoa de correr para perder peso. O jeito foi começar a correr também. Confesso que não foi fácil, principalmente no início, quando os resultados não surgem no primeiro treino. Após três semanas de treino, os resultados começaram a aparecer. Eu estava perdendo quase 3 Kg por semana e achava aquilo incrível. Como comecei a correr um pouco tarde, não consegui vencer a nossa aposta, mas percebi que a corrida poderia me ajudar a vencer a balança.

Continuei meus treinos e consegui perder 14 Kg em 4 meses. Algumas pessoas não entendiam o motivo de eu estar tão “magro” e até me perguntavam se eu estava doente, mas na verdade estava me sentindo muito bem e com muita saúde.

O pesadelo

Em novembro de 2010 comecei a sentir dores nos tornozelos. Não conseguia correr, pois a dor era intensa. Comecei uma peregrinação por vários ortopedistas, mas não conseguia um diagnóstico confiável e nem um tratamento adequado. Passei por pelo menos cinco médicos até encontrar um especialista em pés. Seu diagnóstico preciso me animou, porém o tratamento me deu medo. Eu teria que fazer uma cirurgia para retirar um pedaço de osso que estava causando as dores.

Fiquei morrendo de medo de fazer a cirurgia, pois não sabia se seria efetiva e nem as eventuais sequelas da mesma. Li muita coisa sobre o assunto e conversei com outros médicos sobre a cirurgia, até que tomei coragem e fiz a operação no dia 02/01/2012. Se eu soubesse que seria tudo tão tranquilo e que a recuperação seria tão rápida, teria feito bem antes. Não demorei nem 30 dias para voltar às corridas e hoje faço meus treinos regulares sem nenhuma dor. Já acumulei mais de 40 medalhas em participações de corridas de rua.

Principais provas que já participei são: 10 Milhas Garoto (3 participações); Volta da Pampulha (Belo Horizonte – 18 Km); Maratona do Rio (Rio de Janeiro – 21 Km); Meia Maratona Volta da Ilha (Vitória – 21 Km); Meia Maratona Shopping a Shopping (Vitória – 21 Km). O próximo grande desafio será a Corrida de Silvestre, em São Paulo em dezembro próximo.

Essa é minha história. Espero poder inspirar alguém a começar a praticar corridas.

Abraço,
Luciano Rubim

Participe também!

paixaoporcorridaEnvie a sua história de “Paixão por Corrida” e inspire outras pessoas a se apaixonarem pelo esporte que mais cresce no país! Vale contar como foi a melhor prova de sua vida, os momentos de superação e o que o estimulou a começar essa atividade física.

Afinal, todo bom corredor que se preze não gosta apenas de ficar contando quanto tempo conseguiu baixar de uma corrida para outra. São várias histórias de superação, de dor e de alegrias! Queremos saber o que te leva a correr. Quais vitórias pessoais você já alcançou com a corrida? De que maneira você tenta levar os amigos para correr?

A seção é atualizada sempre às terças-feiras. Para participar, basta deixar a inspiração rolar, escrever um texto, escolher a melhor foto com a medalha e enviar para [email protected]! Sua experiência pode ser publicada e, ainda, convencer outras pessoas a calçar o tênis e sair correndo por aí. Participe! Você pode conhecer também a história de outros leitores, clique aqui.

2 Replies to “Luciano Rubim – Ele perdeu a aposta, mas ganhou a Paixão por Corrida!

  1. Parabéns a esse grande atleta chamado Luciano Muita força de vontade e superação! Isso motivo qualquer pessoa a alcançar seus objetivos!

  2. Parabéns Lu, pela paixão e o ótimo desempenho que vc vem tendo nas corridas. Já estou começando a me inspirar! Comecei com a musculação e esteira, mas em breve eu quero pular para as corridas! Meus colegas de trabalho aqui também estão me incentivando! Abraços!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *