Acaba de chegar ao Brasil uma ferramenta inédita para avaliação de postura durante a corrida. Trazida pela Mizuno, a ciência do F.O.R.M. (Form Optimizer of Running Methodology) traça um diagnóstico para o atleta ou corredor amador sobre sua forma de correr e de que maneira pode aperfeiçoar seu rendimento, a partir dos dados de biomecânica relacionados aos atributos segurança, postura, relaxamento, trajetória e balanço. O F.O.R.M. analisa também a relação entre a força de reação do solo e o movimento do centro de gravidade dos corredores.
Acreditamos que o método é mais uma ferramenta, combinada com as inúmeras opções de produtos que produzimos, para ajudar o corredor a melhorar sua performance sem abrir mão da saúde, avalia Rogério Barenco, gerente da Mizuno no Brasil.
Como funciona?
Para a realização do teste, deve-se correr por cerca de 5 minutos em uma esteira, com uma roupa específica e marcação de pontos pelo corpo, enquanto uma câmera frontal e outra lateral capturam todos os movimentos. O operador do teste congela as principais cenas e desenvolve a análise, que é impressa e entregue para o corredor. Os dados são enviados para um software, que faz a leitura postural. São atribuídas notas para cada um dos quesitos e dicas de como melhorar sua corrida. A duração total é de cerca de 30 minutos.
Os primeiros testes já foram feitos em Porto Alegre, durante a Mizuno Half Marathon, e em São Paulo. A novidade deve ser levada para as próximas etapas do circuito de meias maratonas da marca japonesa, em Salvador e Brasília.