A terceira edição da Mizuno Uphill Marathon, considerada uma das maratonas mais difíceis do Brasil, teve como vencedores o atleta Marcelo Rocha e a triatleta Carla Moreno, ambos de São Paulo. Os dois lideraram a prova praticamente desde o início e quebraram os recordes da corrida.
Marcelo completou o percurso de 42.195km com o tempo de 3h12m11s, enquanto Carla fechou a maratona com 3h40m40s. Entre os homens, Adriano Bastos foi o segundo colocado, seguido por Cleverson Del Secchi. Já entre as mulheres, Daniela Santarosa, terceira colocada na edição anterior, melhorou sua colocação e foi a vice-campeã. Em terceiro, chegou Ana Paula Martins.
“O percurso é muito duro, a dificuldade maior é o ‘paredão’ da Serra, você pensa em desistir algumas vezes, mesmo em primeiro lugar”, comemora Marcelo, que ressalta a dificuldade em conciliar o treinamento com seu trabalho de carteiro. “Estou há seis meses focado nessa prova, foi o meu objetivo do ano, aqui todos os corredores são heróis”, completa.
Atleta patrocinada pela Mizuno, Carla ressalta que essa foi apenas sua segunda maratona. “A pior parte foi do quilômetro 37 ao 40, em que eu comecei a ter cãibras. Eu estava inteira, mas as minhas pernas já não respondiam mais, e foi onde eu comecei a andar, e depois vim trotando até chegar no final”.
Com a vitória, os dois atletas ganharam o direito de correr na Maratona de Amsterdã em 2016, com as despesas pagas pela Mizuno.
A prova, com 600 atletas inscritos, teve como diferencial o início às 16h30, na cidade de Treviso, em Santa Catarina, e a chegada noturna. Na hora da largada, temperatura de mais de 20ºC e sol. No caminho, a Serra do Rio do Rastro ficou nublada e a temperatura caiu, mas sem o frio tão esperado pela maioria dos corredores.
Confira o resultado final:
Masculino
1 – Marcelo Rocha: 3h12m11s
2 – Adriano Bastos: 3h14m46s
3 – Cleverson Del Secchi – 3h15m21s
Feminino
1 – Carla Moreno – 3h40m40s
2 – Daniela Santarosa – 4h00m28s
3 – Ana Paula Martins – 4h06m40s
11 atletas do Espírito Santo participaram da prova
Onze corredores do Espírito Santo fizeram parte do seleto grupo de 600 inscritos na Mizuno Uphill Marathon. Os guerreiros que se tornaram “ninjas” desde que aceitaram o desafio são: Alexandre Fae, Beatriz Moyses, Bianca Passos, Carlos Toledo, Cris Wickert, Ibsen Pettersen, Julio Paul, Luciene Trevizani, Ricardo Coelho, Talles Cicilioti e Thiago Lena. Confira o resultado oficial da prova.