Os corredores capixabas Diana Bellon (Ultra Sports|Mantle) e Nelson Costa (Mantle|Doceminas) representaram o Espírito Santo no El Cruce, a corrida de montanha mais importante da América do Sul, e foram os primeiros brasileiros a cruzarem a linha de chegada na categoria dupla mista.
A prova é realizada nas montanhas da Argentina e do Chile em um percurso árido de 100 quilômetros na Cordilheira dos Andes. Em três dias, eles fizeram o percurso total com o tempo de 11h43min52seg e ficaram em 14º lugar Geral e em 5º lugar na categoria Dupla Mista.Acesse e confira o vídeo com a chegada dos capixabas!
“Foi uma prova bastante dura e enfrentamos muito frio e calor ao mesmo tempo. Passamos por rios gelados e isso dificultou um pouco o nosso desempenho. Mas foi uma ótima oportunidade encarar uma prova internacional desse porte. Agradeço a Deus por tudo”, avalia Nelson.
“Essa foi a minha primeira corrida fora do país e na minha avaliação fomos até bem demais! Atletas do mundo inteiro, de 33 países, participaram do evento e corremos ao lado de gente que vive de corrida. Eu senti muito a minha panturrilha, mas com muita força de vontade consegui concluir a prova. Correr com o corpo todo molhado quebrou bastante o meu ritmo. Mesmo com o hábito de treinar em Pedra Azul, a altitude também me prejudicou, já que chegamos a 1800 metros com vento forte e muita poeira”, explica Diana.
Essa foi a 15ª edição do El Cruce e, na avaliação de sites especializados, as baixas temperaturas e os ventos fortes deixaram o desafio ainda mais difícil para os principais atletas do circuito mundial de corridas de montanha.
O campeão da categoria Solo Avançado foi o atleta Marco De Gasperi, da Itália. Gasperi ditou o ritmo ao longo das três etapas da prova e terminou na liderança com o tempo de 8h18min. Já o brasileiro Ernani de Souza, campeão em 2015 no El Cruce, ficou em 6º lugar com 8h59min12s. No feminino, Oihana Kortazar venceu as três etapas com 10h03min50seg de prova. Ao lado dela, ficou a brasileira Letícia Saltori, de Curitiba, com 10h22min05s.
Na categoria Dupla Mista, a mesma dos capixabas, os vencedores foram Sebastián Bicciconti e Analía Francani, que finalizaram a prova em 11h01m56s.
Nelson Costa é especialista em Trail Run e Diana Bellon tem tido grandes desempenhos em provas de trilha em todo o país. Eles ganharam o direito de disputar a El Cruce após vencerem a etapa do Desafio das Serras, em Ubatuba, São Paulo, também na categoria mista.