A 1ª edição do Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto foi um sucesso em 2015! Durante os meses que antecederam a prova, eu contei aqui todos os detalhes do meu treinamento até a emoção de cruzar a linha de chegada. Agora, em 2016, quero dividir com vocês, leitores, a alegria de comemorar os cinco anos da minha participação na maior corrida realizada nas ruas do Espírito Santo.
A partir de hoje, dou início à 2ª edição do Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto. Além de relatar em posts semanais os detalhes dos meus treinos, o objetivo é fazer com que a minha trajetória estimule mais pessoas a vencerem o sedentarismo e a aderirem ao esporte que mais cresce no país.
Ao longo das próximas oito semanas, serão publicadas ainda uma série de reportagens sobre os preparativos dos atletas amadores e profissionais para a prova, detalhes da organização do evento, além de dicas de saúde e nutrição de especialistas específicas para a disputa dos 16 quilômetros.
5 anos!
Essa será a 5ª vez que encaro os 16 km entre a Praia de Camburi, em Vitória, e o bairro da Glória, em Vila Velha. A minha primeira Dez Milhas Garoto foi em 2012, quando eu só tinha participado de seis corridas com percursos de 5k e 10k. Apesar da inexperiência, foi nessa edição que fiz o meu melhor tempo de prova até hoje: 1:48:35.
Em 2013, mesmo sem estar treinando, decidi me inscrever na prova. Concluí o percurso em 02:29:25, alternando corrida e vários trechos de caminhada. Já em 2014, também sem condicionamento físico para os 16 km, consegui diminuir o meu tempo para 02:14:42. Mas em ambas as edições com tempo superior a 2 horas eu cruzei a linha de chegada com muitas dores e uma grande frustração por ter caminhado durante boa parte do percurso.
No ano passado, concluí os 16km correndo em 2h1min38seg. Não foi sub 2h, não foi exatamente o que planejei no pouco tempo de treinamento e, claro, não foi o meu menor tempo na prova. Mas foi a primeira vez que corri com um coração em cada pé. Leia aqui o meu relato e entenda do que estou falando!
A escolha da assessoria de corrida
Esse ano escolhi a Ultra Sports, sob o comando do professor e ultramaratonista Carlos Gusmão, para orientar os meus treinamentos. Tenho profunda admiração e respeito pelo profissional e a confiança de que terei a atenção necessária ao longo do projeto.
A Ultra Sports trabalha com planilhas individuais e personalizadas. Todo domingo o professor me encaminha via email a planilha de treinos de corrida da semana. Às segundas-feiras, das 19h às 21h, faço treinos funcionais sobre a orientação da professora Tainá Gusmão, na Prainha, em Vila Velha. Às quartas-feiras, das 19h às 21h, o mestre Carlos Gusmão oferece um treino técnico de corrida, também em grupo, na Prainha.
Já nas quintas-feiras, faço aula individual com Gusmão na orla de Vila Velha. Durante o treino, recebo orientações sobre postura e passada com o objetivo de corrigir vícios e erros (e são muitos!!). Nos demais dias alterno os treinos de corrida da planilha com musculação na academia.
1ª semana: No dia 04 de julho, faltando 75 dias para a largada da Dez Milhas Garoto, recebi a primeira planilha e dei início aos treinos prescritos pelo professor Carlos Gusmão. Na primeira semana, corri 6km na segunda-feira, fiz uma aula com técnicas de corrida na quarta-feira e, na sexta-feira, Gusmão me pediu um teste de campo de 12 minutos. O objetivo era que eu corresse o mais longe possível em 12 minutos. O também chamado “teste de Cooper” é utilizado para avaliação da capacidade cardiorrespiratória. O máximo que consegui correr foram dois 2km! 🙂 Fechando a semana, corrida leve de 8km.
2ª semana: A segunda semana de treinos teve um aumento no volume de quilômetros. Foram 21km, com treino leve de 6km na segunda-feira, 7km (Fartlek) na quinta-feira ao lado de Gusmão e 8km leves no sábado. Aproveitei que estava em Setiba durante o final de semana e fiz o treino lindo na beira da praia!
3ª semana: Falta de organização e planejamento. Na terceira semana me deixei levar pela rotina de trabalho e não consegui realizar os treinos previstos. Fiz os 8km de segunda-feira na quinta-feira e não consegui fazer a aula individual com Gusmão. Com isso, o professor me orientou a fazer uma corrida bem leve, de meia hora no sábado, e autorizou 8k para alegrar o domingo. Com isso, dos 25km semanais previstos, eu só fiz 20km.
Meus objetivos
Disciplina – Antes de dar início aos treinos, estava correndo sem regularidade, sem planilha e sem orientação profissional. Calçava os tênis e ia para o asfalto dia sim, dia não, quando a rotina de trabalho deixava um tempinho livre. Por isso, meu objetivo nesse início de projeto é retomar a disciplina. Seguir planilha é isso. Disciplina. Adequar os horários entre todas as atribuições do dia-a-dia e incluir os treinos como tarefa inadiável.
Perder peso – Não me sinto na minha melhor forma física e quem me acompanha por aqui sabe que a minha luta contra a balança é constante. Sinto que se perder 5kg até o dia da prova estarei mais leve, literalmente, para encarar os 16km.
Estimular pessoas – Na última edição da Dez Milhas Garoto, eu contei aqui que logo após a largada um rapaz me chamou e disse que se estava correndo naquele dia a culpa era minha. E só isso valeria todo o esforço do projeto e dos treinos. A 2ª edição do Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto continua com esse mesmo objetivo: estimular as pessoas a correrem em busca de uma vida saudável.
Por isso, eu convido todos a acompanharem por aqui a cobertura especial e os meus treinos para a Dez Milhas Garoto 2016. Quem já está se preparando assim como eu para a prova, pode compartilhar as fotos dos treinos e marcar o Instagram @corridaderuaES. Não esqueça de usar a hashtag #10MilhasGaroto. Aqueles que ainda não se sentem aptos a encararem a maior corrida de rua do Espírito Santo podem dar, desde já, os primeiros passos em busca desse desafio para 2017.
Conto com a companhia e o estímulo de vocês.
Parceria:
Ultra Sports
(Corrida de Rua, Trail Run, Ultramaratona e Triatlhon)
Responsável: Carlos Gusmão
Contato: 9 8179-6232
Mais informações
*Esse post faz parte do Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto. Para conferir as reportagens especiais e todos os detalhes dos meus treinamentos para a maior corrida de rua do Espírito Santo, acesse!
3 Replies to “Blog Corrida de Rua na #10MilhasGaroto: vamos compartilhar nossos treinos!”