Os corredores que não puderam se inscrever na X Corrida de Rua Zumbi dos Palmares pela Igualdade Racial, nesta quinta-feira, dia de abertura das vagas, poderão garantir sua participação nesta sexta-feira (04). A dica, porém, é não perder tempo e correr até a Casa do Cidadão, em Itararé, das 13h às 18h, para garantir a inscrição, pois restam poucas vagas e não haverá cadastro de reserva.
As inscrições estão sendo feitas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal, fubá, farinha de mandioca e de trigo). Os alimentos serão destinados ao Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS), da Secretaria Municipal de Assistencia Social (Semas). Serão disponibilizados apenas 600 kits, com camisa e número de peito.
Quem não perdeu tempo e tratou de garantir a vaga já nas primeiras horas de inscrição foi o bacharel em Direito Filipe Nogueira, 32. “Comecei a correr há três anos e não parei mais. Foi com ela que consegui eliminar quase 15 quilos e ganhar mais qualidade de vida”, disse.
O servidor público Rodrigo Bastos, 33, que participará pela segunda vez da corrida Zumbi dos Palmares, destacou a importância da prova. “Mais do que incentivar a prática esportiva, essa corrida tem uma causa muito importante, que é chamar a atenção da sociedade para o combate ao racismo. Fico muito feliz em poder participar e ajudar a levantar essa bandeira”, revelou.
Já o aposentado Antônio Alves, 63, revelou que começou a prática esportiva há exatamente um ano, durante a Corrida Zumbi dos Palmares. “A primeira vez que corri na vida foi no ano passado. Foi muito desafiador, mas, além de eliminar 20 quilos neste período, foi o que me ajudou a parar de fumar para melhorar o meu desempenho”.
Quem também iniciou a prática esportiva na Corrida Zumbi dos Palmares foi Jocélia Ribeiro da Silva, 35. “Fico muito feliz em voltar a competir nesta corrida, que foi onde tudo começou e tem uma energia muito boa. A partir dela, passei a participar de outras corridas pelo Estado e fiz muitas amizades”.
Mudança no percurso
A 10ª edição da Corrida Zumbi dos Palmares pela Igualdade Racial será realizada no dia 20 de novembro com largada às 7h45, no Centro de Vitória. O trajeto da tradicional corrida mudou, mas permanece com a distância de aproximadamente 5 km.
Após a largada em frente ao Museu Capixaba do Negro (Verônica da Pas), os corredores seguirão pelo bairro Vila Rubim (início da avenida Duarte Lemos), passando pelas avenidas Nair de Azevedo e Dário Lourenço de Souza (Sambão do Povo). O retorno será na rotatória em frente ao antigo restaurante “Mar e Terra”, com chegada perto da entrada principal do Tancredão. Nas edições anteriores, percurso seguia até a Prefeitura de Vitória e termina na Praça Getúlio Vargas, na Beira-Mar.
Entrega dos kits
Quem conseguir garantir o seu passaporte na prova mais disputada do Espírito Santo, deve ir buscar o kit no dia 18 de novembro, das 13 às 18 horas, no pátio da Casa do Cidadão, em Itararé.
Premiação
Serão premiados com medalha dourada os cinco primeiros colocados da categoria geral feminino e masculino e os primeiros colocados de cada categoria paralímpica feminino e masculino (deficiência física; deficiência visual; e deficiência auditiva e intelectual). Todos os demais inscritos que cruzarem a linha de chegada receberão medalha de participação. Não haverá apuração de tempo dos corredores.
A assistente social da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Maria Anita Brasileiro, destaca que a corrida tem como objetivo chamar atenção da sociedade para a luta da população negra por seus direitos. “A Corrida Zumbi dos Palmares já entrou para o calendário oficinal da Prefeitura de Vitória e visa marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Dessa maneira, além de buscar melhorias das condições de saúde e bem-estar, a corrida visa fortalecer a luta antirracismo por meio da prática esportiva coletiva”, disse.
Os alimentos arrecadados com as inscrições serão encaminhados ao banco de alimentos da Prefeitura de Vitória.
X Corrida de Rua Zumbi dos Palmares pela Igualdade Racial
Quando: 20 de novembro
Largada: Museu Capixaba do Negro no Centro de Vitória
Inscrição: Doação de 1kg de alimento não perecível
Data, horário e local: de 3 e 4 de novembro, das 13 às 18 horas, na Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) – Avenida Maruípe, nº 2.544, Casa do Cidadão.
Mais informações: 3382-6697
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Vitória.