117 corredores vão encarar a disputa da 12 Hours Night Run 2016 – Etapa Exército, tradicional ultramaratona que encerra o calendário esportivo no Espírito Santo, na categoria solo. Sem revezamento, os atletas veteranos e candidatos a ultramaratonistas vão correr dando voltas – das 20h de sábado (10) até às 8h de domingo (11) – em um circuito de 1.4km, dentro do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na Prainha, em Vila Velha. (Crédito das fotos: Esporte Vix)
A competição tem o formato de disputa conhecida como “contra o relógio”. Ou seja, são declarados vencedores os atletas que percorrem a maior quilometragem durante 12 horas. Além da categoria solo geral, a ultramaratona terá a disputa da categoria solo militar, com 15 atletas inscritos, e de revezamento com nove equipes formadas por quartetos e 10 sextetos, com atletas do sexo masculino, feminino ou misto. Ao todo, serão 229 atletas participantes.
Confira a lista dos combatentes nas categorias solo:
SOLO GERAL MASCULINO 12 HORAS
SOLO GERAL FEMININO12 HORAS
SOLO GERAL MILITAR 12 HORAS
Recorde de inscritos na categoria solo deixa disputa acirrada – O organizador do evento, Hudson Miranda, afirma que a terceira edição do evento registra o maior número de corredores inscritos na categoria solo. “Atribuo esse recorde à busca dos corredores capixabas que cada vez mais estão aderindo novos desafios pessoais. Treinam mais e desafiam mais os seus limites”.
A 12 Hours Night Run proporciona uma experiência de união e espírito esportivo entre corredores, equipes de staff e de revezamento. Todo o esforço e superação dos atletas exigidos ao longo da madrugada são recompensados em um lindo amanhecer às margens da Baía de Vitória com a vista da Terceira Ponte, um dos cartões postais do Espírito Santo.
Promovida pela Assessoria MultiEsportiva, a corrida vai oferecer assistência médica de pronto-atendimento para os atletas durante toda a duração do evento. Importante: É necessário que todos os competidores apresentem obrigatoriamente um Exame de Aptidão Médica ou atestado médico.
‘Iiiiiiiiiiiiiiiit’s time!’ – De um lado, o capixaba Carlos Gusmão, o primeiro atleta no mundo a completar os 250km de percurso da ultramaratona “Caminhos de Rosas”, realizada no coração do sertão mineiro, em agosto deste ano. E único brasileiro a concluir por duas vezes consecutivas a Spartathlon Ultra Race, a ultramaratona que tem como percurso os 246 km entre as cidades de Atenas e Esparta, na Grécia. Do outro lado, o mineiro Eduardo Calixto, atual tricampeão da Ultramaratona BR 135, com 217km.
Guerra no Exército! A disputa particular entre os representantes do Espírito Santo e Minas Gerais vai marcar a 12 Hours Night Run 2016 – Etapa Exército. O asfalto vai ferver enquanto os ultramaratonistas colocam em prática suas estratégias para derrotar o adversário.
Vencedores em 2015 – Na edição 2015 da ultramaratona, o campeão masculino na categoria solo foi Alonso Boasquevisque (foto), que completou 86 voltas durante as 12 horas. Em segundo lugar, João Alves dos Santos, com 81 voltas, em terceiro, Cosme Reges com 79 voltas, seguido por Marcos Ladislau com 74 voltas e Ricardo Vianna com 73 voltas.
No feminino solo, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Diana Bellon (foto) com 71 voltas. Em 2º, Katia Cristina Antonio completou 65 voltas e Rosimeire Chagas de Assis ficou em 3º lugar com 63 voltas. Em 4º Lilian Cristiane Moreira, com 63 e, em 5º, Adeli Mendes Gavina com 62 voltas.
Ultramaratonistas vão entrar para ranking internacional – Todos os atletas da categoria solo estão registrados no site alemão Deutsche Ultramarathon Vereinigung (DUV Statistik) que divulga estatísticas de ultramaratonas do mundo inteiro, com calendários e resultados. Nele há o ranking mundial e nacional das provas de 12h, 24h, 48h e 72h. O DUV Statistik homologa os resultados e faz um currículo de provas dos atletas.
Algumas provas internacionais exigem que o atleta candidato a participação envie um currículo e só aceitam os resultados de provas que estejam cadastrado na DUV.
Para receber o certificado de ultramaratonista o atleta inscrito na categoria solo precisa correr, no mínimo, 50km durante as 12 horas.
Transmissão ao vivo – A organização da 12 Hours Night Run pretende transmitir ao vivo via Facebook passagem dos atletas nas voltas do percurso para que familiares e amigos assistam e torçam pelos atletas no decorrer da prova.
Doação de brinquedos – O padrinho da 12 Hours Night Run 2016 é o ultramaratonista Carlos Gusmão, que no último final de semana realizou o Desafio Natal Solidário APAE e correu durante 24 arrecadando brinquedos. E a campanha continua durante a disputa da ultramaratona! A organização convoca todos os inscritos e equipes de staffs a levarem um brinquedo novo ou usado para doação.
Premiação
A premiação com troféus será assim distribuída:
– Geral SOLO MASCULINO (Troféu para os 5 primeiros colocados)
– Geral SOLO FEMININO (Troféu para os 5 primeiros colocados)
– Geral SOLO MILITAR MASCULINO (Troféu para os 5 primeiros colocados)
– Geral SOLO MILITAR FEMININO (Troféu para os 5 primeiros colocados)
– Geral QUARTETO (Troféu para os 3 primeiros colocados)
– Geral SEXTETO (Troféu para os 3 primeiros colocados)
Confira a programação do evento:
Dia 10/12/2016 – das 16:00 às 18:00: Montagem de tendas e entrega de kit dos atletas
Dia 10/12/2016 – das 18:00 às 19:00: Congresso técnico
Dia 10/12/2016 – das 19:00 às 19:30: Convocação dos atletas para a largada
Dia 10/12/2016 – às 20:00: Largada
Dia 11/12/2016 – às 08:00: Chegada. (Café da manhã para todos os participantes)
Dia 11/12/2016 – às 09:00: Cerimônia de Premiação
Veja como foi a edição de 2015 e entre no clima da 12 Hours!
12 Horas Night Run 2016 – Etapa Exército
Data: 10/12/2016
Local: 38º Batalhão de Infantaria do Exército, Prainha, Vila Velha
Percurso: 12 horas contra o relógio
Inscrições e regulamento