O verão é a estação do ano mais aguardada por grande parte dos brasileiros. O calor se junta ao período de férias e as pessoas não perdem a oportunidade de viajar. Os corredores, como sempre, querem treinar cada dia mais. Porém, é necessário tomar alguns precauções para garantir que seus treinos sejam tranquilos.
A corrida é um esporte que faz o indivíduo aumentar muito sua temperatura corporal interna, resultando em excesso de suor. Então, se esse líquido perdido não for reposto, ocorrerá a desidratação, que prejudica a execução do exercício, pois causa cansaço, fadiga precoce, maior percepção de esforço, cãibras, e problemas mais graves como: tontura, dor de cabeça e desmaios. Com isso, o ideal é repor toda a água perdida, através do suor, durante e após a corrida.
Hidratar-se deve ser a regra número 1 de todo corredor de fundo. A ciência demonstra que todo atleta bem hidratado leva grande vantagem sobre o atleta que não se hidratou eficazmente.
O líquido ingerido facilita a transferência de fluidos e nutrientes para o sangue. Todas as vezes que o corredor sente sede, sem dúvida alguma, já está tendo sintomas de um rendimento negativo e fica aproximando-se do esgotamento. Por isso, é recomendável ingerir líquido mesmo sem estar com sede.
A água é uma excelente opção para hidratação. A mineral, com ou sem gás, causa rápido esvaziamento gástrico e é mais indicada para indivíduos que não estejam envolvidos em nenhum tipo de atividade física. Porém, para atletas ou praticantes regulares de exercícios, o ideal é utilizar bebidas isotônicas, pois, além de hidratar, elas repõem sódio e carboidratos perdidos durante a prática esportiva.
Outras boas indicações para se hidratar no verão são os sucos naturais. Prefira os de frutas cítricas, que contém antioxidantes. A boa e velha água de coco também é fonte de minerais e carboidratos.
Já os refrigerantes e energéticos não são recomendados, por conter muito açúcar, o que acarreta em um ganho de peso desnecessário para quem bebe. Os refrigerantes, mesmo que sejam dietéticos, contém ainda um excesso de outras substâncias, como sódio e corantes, que não colaboram para uma boa hidratação.
Os energéticos apresentam uma quantidade muito grande de cafeína, substância que estimula o sistema nervoso central, e devem ser acompanhados e prescritos por nutricionistas.
Separei ainda alguns alimentos que auxiliam na hidratação por conter grande % de água em sua composição:
- Acerola: cerca de 90% de água
- Alface: cerca de 96% de água
- Arroz integral cozido: cerca de 70% de água
- Cenoura: cerca de 90% de água
- Frango assado: cerca de 70% de água
- Leite: cerca de 91% de água
- Ovo: cerca de 75% de água
- Peixe assado: cerca de 74% de água
- Pepino: cerca de 95% de água
- Uva: cerca de 81% de água
Inclua esses alimentos na dieta e aproveite o verão da melhor forma… correndo, é claro!
Mande suas dúvidas!
Ainda tem dúvidas sobre alimentação? A nutri que corre responde! Mande as suas perguntas para o e-mail [email protected].
Bons treinos e nos vemos nas pistas!
A seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.
Bianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117