Reportagem: Alissandra Mendes | Folha Cachoeiro
Já estão abertas as inscrições para o ‘Treinão dos Amigos do Seu Valdemir’, evento promovido pelo grupo Corredores de Rua de Castelo, para homenagear o maratonista Valdemir de Matos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas em Castelo, na Lance Esportes, e em Cachoeiro, com a equipe Edipo Running. O valor é de R$ 30 e toda a renda arrecadada será revertida para o tratamento do atleta.
De acordo com Ronaldo Belloti Vargas, um dos membros da comissão organizadora, cerca de 80% das vagas já foram preenchidas. “Não é uma corrida profissional, e sim um treino entre amigos, e como não vamos interditar ruas, não podemos abrir muitas vagas. Acreditamos que em mais alguns dias, as vagas já estarão todas preenchidas”, explica.
O treino terá dois percursos diferentes, um de 5,5 quilômetros e outro de 13 quilômetros. A largada e chegada será no Castelão. Os atletas vão percorrer ruas e as principais avenidas da cidade. “A largada será no Castelão, passando pelo centro em direção a saída da cidade pela Rodovia Pedro Cola. De lá, vamos retornar, passando pelo campo do Comercial, parque de exposições até o Castelo, com o percurso de 5,5 quilômetros. Quem quiser fazer o restante, vamos seguir pela Rodovia Fued Nemer, até o distrito de Aracui e retornamos até a chegada, somando o percurso de 13 quilômetros”, ressalta Ronaldo.
A previsão de duração do treino é de uma hora e meia. “Além de ajudar, queremos homenagem o Sr. Valdemir, que sempre foi nosso grande inspiração. Sempre esteve conosco participando de provas e sempre com alegria e um grande sorriso no rosto, mostrando toda sua força e determinação. Esse treino será uma grande homenagem a ele”, completa Ronaldo.
A agressão – Há 20 anos participando de maratonas, Valdemir conquistou várias medalhas nas diversas competições e ficou bastante conhecido entre os amantes do esporte. Todos os dias, o maratonista era visto treinando pelas ruas de Cachoeiro e conquistou o respeito não apenas de outros maratonistas, como também de todos os cachoeirenses, que sempre admiraram sua determinação.
No dia 11 de março de 2016, a carreira foi interrompida de forma triste. Valdemir foi agredido pelo filho mais velho, Júlio César da Cruz de Matos. Ele teve um surto e exigiu que o pai arrumasse dinheiro. Como se negou, o filho – usuário de drogas –, atirou uma pedra, que atingiu a nuca do maratonista. Ele estava próximo à escada da residência, perdeu o equilíbrio e caiu.
O fato ocorreu dois meses antes da passagem da Tocha Olímpica por Cachoeiro, e o maratonista tinha sido escolhido como um dos condutores. Nem mesmo sua condição de ocasião o impediu de percorrer o trecho determinado pela organização do evento. Em uma cadeira de rodas e com a ajuda da esposa, Valdemir emocionou o público que o acompanhou por 200 metros transportando o símbolo maior das Olimpíadas.
“O Sr. Valdemir é uma pessoa muito querida e sempre esteve junto conosco, além de ter um espírito jovem. Sabemos que ele tem necessidades materiais e financeiras, e queremos, além de homenageá-lo, ajudar financeiramente”, comenta Ronaldo Belloti Vargas, um dos membros da comissão organizadora.
Segundo Ronaldo, a prova será uma celebração de amor ao esporte e ao próximo. “O Sr. Valdemir tem recebido muitas doações de fraldão, que é essencial, mas também tem tido um gasto alto com medicamentos. Vamos buscar junto à iniciativa privada a ajuda com água, frutas e medalhas para os participantes, e pretendemos reverter toda a renda arrecadada com a inscrições para ajudar a custear seu tratamento”, continua.