É comum as pessoas se queixarem de que, mesmo ao seguir uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos, não veem resultados na balança. Mas, o fato de não ter perdido peso não significa que não tenha emagrecido. Primeiramente, é preciso entender que o peso do nosso corpo corresponde à massa de diferentes tecidos: músculos, gordura, ossos, água etc.
Portanto, quando falamos em ‘perder peso’, estamos nos referindo à diminuição de qualquer um desses componentes. Já o termo ‘emagrecer’ diz respeito à perda de gordura, que é o que nós queremos já que ela está associada a diversos malefícios para a saúde.
É possível emagrecer sem perder peso, uma vez que os músculos são mais densos e compactos do que a gordura. Para exemplificar, um quilo de gordura ocupa mais espaço em nosso corpo do que um quilo de músculos. “Emagrecer seria a perda de gordura corporal e ganho de massa muscular, mas isso a balança não registra”
O ideal é mudar a alimentação, ao invés de parar de comer, e sempre fazer atividades aeróbicas e de resistência voltadas para o trabalho de fortalecimento muscular.
A fonte de energia para o treinamento deve vir do alimento ou mesmo de um suplemento com quantidades pré-estabelecidas de carboidratos e proteínas. Sem uma orientação nutricional e acompanhamento médico adequado, o seu organismo passa a usar a massa muscular como fonte energética, prejudicando a performance do treinamento e aumentando as chances de lesões. Não adianta emagrecer e não se manter saudável.
Ainda assim a reeducação alimentar, aliada à prática de exercícios físicos, é realmente a melhor maneira de emagrecer de forma efetiva. Juntas, elas aceleram a transformação das calorias dos alimentos na energia necessária para realizar as tarefas do corpo (como respirar, bombear oxigênio aos músculos, etc), proporcionando a queima da gordura. Quanto mais músculos, mais trabalho corporal, mais queima de gordura e mais rápido será o metabolismo funciona.
Como fazer o metabolismo funcionar bem:
Faça algum tipo de musculação: A prática de musculação gera queima calórica alta e aumento do tecido muscular que trabalha na queima de energia, acelerando o metabolismo.
Beba água: Além de atuar no transporte de vitaminas e minerais, a água acelera um pouco mais o metabolismo.
Consuma mais proteína: Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovo, são mais difíceis de serem digeridos do que carboidratos e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. Porém não esqueça que o carboidrato é a fonte de mais energia para seu treino. Ou seja não deve ser excluído totalmente da dieta.
Tome o café da manhã e não fique muito tempo sem comer: Pular refeições faz o corpo “economizar” energia, atitude que dificulta a perda de gordura. Fracionar as refeições, além de fazer com que o corpo trabalhe mais, evita exageros alimentares.
Dê preferência a alimentos caseiros, livre de aditivos químicos e corantes, eles levam mais tem para o corpo metabolizar e fazer sua queima além disso esses alimentos são ricos em gorduras para sabor e textura ideal para sua venda em mercado.
Bons treinos!!
A seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.
Bianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117
Parabéns pelo conteúdo a diferença de ambos, perder peso e Emagrecer fica fácil entender e aplicar a necessidade que temos.
Parabéns pelo artigo, minha ponto de vista as pessoas tem que seguir um passo a passo, ter disciplina buscar informações corretas.
não é impossível basta força de vontade.
Olá.
Faz todo sentido. Até porque vc pode emagrecer e ganhar massa magra sem ter perdido peso. Ou perder peso sem ter de fato emagrecido. Achei muito bom frisar esta diferença que poucos sabem. Parabéns!
gostei muito desse blog bem informativo espero seguir as dicas de saúde,ainda mais com uma nutricionista muito bom.
Muito bem explicado o conteúdo e no poto que tocou sobre musculação é bem importante mesmo na queima calórica .
Obrigado por essas informações !
Adorei muito bom!!parabéns e obrigada por compartilhar
Encontrei dicas de ouro aqui!! Muito obrigado!
Excelente, está de parabéns porque podemos contar com conteúdos de alto nível, achei bem interessante e concordo plenamente com os argumentos obrigado!
Meus pararabens pelo artigo, muito esclarecedor realmente a uma grande diferença, e agora consigo perceber de verdade, sempre achei que os dois tinham o mesmo significado.
Olá Parabéns pelo conteúdo do blog emagrecer realmente envolve também a nossa autoestima eu trabalhei durante 8 anos em uma empresa onde eu era conhecido como o “GORDO’’isso não me agradava mais eu era gordo hoje graças a algumas técnicas e produto naturais sai dos 120kg para 89kg em alguns meses