O cigarro tem cerca de 4.720 substâncias. Existem três delas que comprometem muito o desempenho do atleta:
Nicotina – diminui o tamanho das artérias, que levam o sangue até o músculo, gerando um desempenho muscular bem menor, e também aumenta os batimentos cardíacos;
Alcatrão – diminui a elasticidade do pulmão;
Monóxido de carbono, compete com o oxigênio, e por isso o indivíduo que fuma tem falta de ar.
Cigarro é uma das drogas que mais causa dependência. Se a pessoa quer parar de fumar, a motivação é muito importante, traçar estratégias como o exercício, além do uso de medicação e técnicas psicoterápicas, que também ajudam no processo. O exercício regular, como a corrida, dá uma sensação de prazer, que estimula a pessoa a cada vez mais repetir o comportamento e isso vai deixando o cigarro em segundo plano, o cérebro vai se organizando de outra forma. O prazer do esporte tem que estar associado, não adianta fazer uma atividade só para parar de fumar. O ideal é que a pessoa se sinta bem.
A nicotina compete com os nutrientes vindos dos alimentos na absorção celular. Ou seja, entra no lugar destes, o que faz com que eles não sejam aproveitados da maneira que deveriam. Isso acontece principalmente com as vitaminas e os minerais.
Ou seja, o cigarro retira do organismo uma série de nutrientes que agem como antioxidantes: o betacaroteno, o selênio e as vitaminas E do complexo B. Quem fuma, e até quem já largou o cigarro, precisa de alimentação especial para repor esses nutrientes. Para repor esses nutrientes abuse de frutas, cereais, legumes, ervilha e feijão. Para temperar as saladas, opte por suco de limão, alho, cebola e ervas. Prefira sempre os alimentos frescos, congelados e secos. É que a comida enlatada perde 50% dos antioxidantes no processo de industrialização. Outra dica: ao preparar seus pratos, evite altas temperaturas. O calor gera grandes quantidades de radicais livres e elimina, na contrapartida, muitos antioxidantes.
Para quem abandona o tabaco tende a engordar. Isso acontece porque o paladar melhora e as guloseimas substituem o cigarro na hora de aplacar a ansiedade. No primeiro ano, os ex-fumantes chegam a engordar 3 quilos. Depois de dez anos de abstinência, o ponteiro da balança pode subir 8 quilos. O corpo deixa de queimar tantas calorias quanto antes por causa da ausência da nicotina. Ou seja a saída é realmente correr, correr e correr literalmente, a pratica da corrida libera toxinas indesejadas, repõe energia e reduz calorias extras.
Os alimentos a seguir, ajudam a eliminar a nicotina e outras toxinas do corpo:
Água: A água é a bebida da vida. Elimina toxinas do corpo pela pele, via suor. Além disso, a nicotina desidrata o corpo, então você necessita de água para reidratá-lo. Portanto, deve ingerir entre 8 e 12 copos de água, todos os dias;
Laranjas: contêm altos níveis de vitamina C, aceleram o metabolismo e reduzem o estresse;
Kiwi: repõe as vitaminas A,C e E que o fumo reduz;
Suco de cenoura: Contém vitaminas A, B, C e K, que eliminam a nicotina do corpo. A bebida tem altas concentrações de vitaminas que repõem os nutrientes da pele para fazê-la ficar viçosa, uma vez que a nicotina faz com que a pele pareça sem vida;
Brócolis: contêm altos níveis de vitaminas B5 e C, além disso, protege os pulmões dos danos;
Espinafre: Faz com que o tabaco tenha um gosto ruim e é rico em vitaminas e ácido fólico;
Ervas aromáticas secas: reduzem a nicotina do corpo e são ricas em vitaminas A e E;
Frutas vermelhas: Eliminam toxinas do corpo, ricas em antioxidantes.
Romã: O romã ajuda à circulação do sangue e o equilíbrio numérico das células.
Ou seja, para uma dieta detox da nicotina, abuse desses alimentos.
Bons treinos!!
A seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.
Bianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117