Todo corredor sabe que as cãibras são inimigas do atleta. Quem já sofreu ou sofre constantemente dessa dor pavorosa tem consciência de que ela pode acabar com todo o ciclo de treinos. A cãibras é uma contração rápida e dolorosa e geralmente ocorre devido à falta de água no músculo ou devido à prática de exercício físico intenso, como um treino especifico para maratona ou para ultra maratonas.
A saída é a hidratação extrema. Porém, existem muitos alimentos que podem auxiliar na redução de cãibras por conter minerais específicos como tiamina, magnésio, cálcio, ferro, potássio e repositores de sódio. Uma alimentação balanceada pode impedir que ela ocorra. Confira:
Uma boa forma de combater as cãibras de forma natural é acrescentar estes alimentos no seu dia-a-dia. A seguir está um exemplo de cardápio que poderá servir de inspiração, lembre se que é apenas um exemplo, e o equilíbrio nutricional e cardápio rico em variedades podem tornar o atleta cada vez mais saudável.
- Café da manhã:1 copo de suco de laranja, 1 pão integral com 1 fatia de queijo e 1 fatia de peito de peru.
- Colação:2 castanhas-do-Pará, 3 biscoitos de água e sal, chá verde.
- Almoço: 3 colheres de arroz integral com brócolis, 1 concha de feijão, 1 bife de frango grelhado, salada verde com brócolis, azeitona, tomate e palmito.
- Lanche:vitamina de banana com amêndoa batida, e fatia de queijo.
- Jantar:sopa de legumes feita com cenoura, abobrinha, cebola e frango desfiado e depois acrescentar 1 colher de sopa de gérmen de trigo, já no prato, e complete com fio de azeite.
- Ceia:1 iogurte natural com amendoim picado, nesse caso pode ser coalhada.
Dê prioridade a esses alimentos por uma semana se estiver com câimbras:
Alimentos ricos em potássio | Amendoim cru ou torrado, avelã, abacate, cenoura, chá preto, feijão, café preto |
Alimentos ricos em cálcio | Leite e seus derivados, brócolis, farinha de peixe, flocos de cereais, melado de cana, tremoços |
Alimentos ricos em sódio | Algas marinhas, azeitona, carne seca, caldo de carne, leite desnatado em pó, mortadela, presunto, apresuntado, peito de peru defumado |
Alimentos ricos em magnésio | Amêndoa, avelã, castanha-do-pará, grão de bico, soja, gérmen de trigo, amendoim |
Bons treinos!!
A seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.
Bianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117