Enquanto o calendário de corridas oficiais vai chegando ao fim em 2019, as confraternizações e festas de final de ano entram em ritmo acelerado. O cardápio fica variado e bate aquela “tentação” de fugir um pouco da dieta e deixar um pouco de lado toda aquela alimentação balanceada.
O blog Corrida de Rua traz hoje dicas da nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a “nutri que corre”, para não perder o foco nesta reta final do ano.
“Vêm chegando as festas de fim de ano e com elas todas as calorias das comidas, muitas confraternizações incluídas com bebidas e comidinhas gostosas. Se você não resiste a uma boa ceia, então confira as dicas para o ponteiro da balança continuar paradinho depois que acabar toda a comilança”, disse a especialista.
Vinho x cerveja
Na área das bebidas alcoólicas, vinho e espumante têm menos calorias que a cerveja.
E se a ressaca atacar no dia seguinte, pode-se apostar no suco verde, que é antioxidante e recupera o fígado, tirando a glicose do fígado e joga na corrente sanguínea. Para quebrar uma molécula de álcool, o corpo precisa de três de glicose.
Sucos
Prefira suco puro, só da fruta, e não o néctar, que tem adição de água. Água de coco também é útil na recuperação. Prefira o de abacaxi e limão.
O que comer
Antes da ceia, Bianca indica beber um copo de água com duas colheres de sopa de chia. Essa semente vai inchar e prevenir que a pessoa coma demais, porque ela vai se sentir saciada mais fácil, ou manter a dieta a cada 3 horas. Nada de passar mais tempo sem comer para esperar a ceia, com certeza seu apetite estará de leão!
A estrela da mesa de Natal, geralmente o peru ou o chester, é uma boa pedida, por ser fonte de proteína. Carnes brancas e magras.
Também cabem as nozes e castanhas.
O que evitar
É melhor fugir de rabanada, panetone e sobremesas, pois têm muito açúcar. Prefira sobremesas à base de frutas ou mesmo as frutas da época, como ameixa e pêssego, que têm baixas calorias.
Quem faz questão dessas delícias e tem alguma restrição, como diabetes ou doença celíaca, pode optar por versões alternativas como panetones sem lactose e sem glúten e zero açúcar, adoçados com sucralose.
“Vale ter em mente que comidas e bebidas são apenas uma parte das comemorações. Não foque toda a diversão nelas e aproveite a companhia dos familiares e amigos ao máximo”, finalizou a nutricionista Bianca Passos.
Então é isso! Divirta-se, coma “com moderação” e, é claro, não deixe de treinar. Afinal, 2020 chega recheado de provas.