Em quarentena para conter o avanço do novo coronavírus, corredores e atletas de todos os esportes – profissionais e amadores – têm sua rotina de treinos interrompida.
Mas que efeitos o “descondicionamento” ou o “destreinamento” têm no seu organismo? Você vai perder performance? Sim.
Mas não se desespere, a cardiologista Fabiula Schwartz, que integra o “time de especialistas” da Maratona do Rio, conta os efeitos do destreinamento, como devemos nos cuidar durante a quarentena e quais os pontos de atenção, quando este período passar, para você recuperar a performance.
Porque isso é certo… vai passar. Leia com atenção as dicas que a especialista deu no perfil @maratonadoriooficial .
O que acontece com o destreinamento?
– O condicionamento aeróbico cai: queda do consumo máximo de oxigênio (VO2), redução do tempo de alcance da exaustão, aumento da frequência cardíaca máxima alcançada;
– perda de força muscular, velocidade, coordenação e flexibilidade.
– aumento da gordura corporal.
– a pressão arterial, o metabolismo da glicose e das gorduras no sangue logo são modificados também. Todo o organismo sente com a interrupção dos treinos.
Vou perder performance?
– Sim, você vai perder performance. Todos estamos na luta por evitar a disseminação do novo coronavírus neste momento.
O que fazer durante a quarentena?
– Mantenha-se ativo em sua casa, fazendo ao menos 30 minutos de exercícios por dia.
– Você vai ajudar a manter suas taxas de glicose e colesterol no alvo, sua pressão arterial e seu peso controlados. E ainda vai te ajudar a controlar o estresse e a ansiedade.
– Aplicativos e vídeos com exercícios com profissionais de Educação Física podem te ajudar a se mexer em casa. Claro, respeite suas limitações.
– Cuide de sua alimentação: faça escolhas saudáveis para nutrir o corpo.
Como recuperar a performance após a quarentena?
– Lembre-se de que sua capacidade aeróbica não será a mesma e você não poderá usar a mesma faixa de frequência cardíaca.
– Sua força e sua velocidade também não serão as mesmas.
– Conheça seu novo status, para depois avançar e recuperar performance.
– A orientação de um treinador de corrida e treino adequado de força farão diferença na progressão gradual dos treinos, evitarão lesões e te ajudarão a superar mais este desafio.