A atendente comercial Elaine Aline de Brito Nascimento Roberti, de 36 anos, é um exemplo de como conciliar todos os compromissos e tarefas do dia a dia com a paixão pela corrida de rua.
Ela é personagem da homenagem que o blog Corrida de Rua faz às mamães corredores nesta época tão especial para elas. Elaine é mãe de Isa, de 7 anos, e Yuri, de 2. Na entrevista abaixo, ela conta como tem força e disciplina para dar conta de todos os afazeres.
Como é sua rotina como mãe e corredora?
“Minha rotina é bem corrida. Treino das 6h30 às 7h30, três vezes por semana. Levo meu filho para a creche às 8h30 e, em seguida, vou para o trabalho (atendente comercial dos Correios). Na hora do almoço, busco minha filha na escola, almoço rapidinho e volto pro trabalho. Saio às 17h20 e busco meu filho na creche.
Em casa, faço o almoço do dia seguinte, vou para a igreja às 19h15, pois sou tecladista da Maranata, volto pra casa e faço meu fortalecimento três vezes por semana, sempre à noite, pois é o único horário que tenho. Procuro dormir o mais cedo possível para começar tudo de novo no outro dia. Nos fins de semana, vamos para a praia, faço meu treino longo, normalmente, no domingo pela manhã”.
Como ficou o dia a dia nesta pandemia?
“Agora na pandemia, fico em casa com meus filhos e faço meu fortalecimento. O que tem ajudado bastante são as lives que meu professor, André, faz no Instagram. Sempre treino sozinha, principalmente agora, pois esta é a recomendação”.
Qual é a relação de seus filhos com a corrida?
“A Isa já participou de algumas corridas, ela adora participar. Quando ela tem oportunidade de correr, fica eufórica. Eu me sinto muito realizada ao ver meus filhos tendo hábitos saudáveis e correndo. Não só eu faço parte da equipe de corrida, toda família faz parte da equipe SAPES”.
Como se sente sendo exemplo de mãe que dá conta de todos afazeres e também de correr?
“Eu sei que sou exemplo para muitas amigas e outras pessoas. Sempre recebo mensagens de mulheres que dizem: ‘Queria ter sua disposição!’, ‘VOCÊ é muito animada!’. Outras me pedem dicas de como começar, como emagrecer…. Por isso sempre posto meus treinos e textos motivadores. Preciso motivar porque fui e sou motivada por outros atletas amadores e profissionais”.
Qual sua dica para mamães que também desejam começar a correr?
“Minha dica para as mães é, primeiramente, ter uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, pois sei que a maioria quer emagrecer. Eu lutei bastante para perder 13kg após minha segunda gestação. É preciso acordar cedo, calçar o tênis sem pensar e ir correr. Começar caminhando e ir trotando aos poucos, foi assim que eu comecei.
Eu também indico a escolha de um bom professor de corrida. Meu professor, André, é de Vitória, mas me passa toda assessoria pelo WhatsApp. Ele me ajuda demais, e seguir uma planilha de corrida e exercícios é fundamental.
Para acordar cedo, treinar, trabalhar e cuidar da família, é preciso ter muita força de vontade e foco nos objetivos. Meu professor conversa comigo todos os dias me motivando, assim consigo dar conta. Meu marido (Rony Peter da Silva Roberti) corre também, me apoia demais. A família toda precisa ter hábitos e alimentação saudável, senão será difícil a mãe, dona de casa, conseguir ser uma atleta também”.