Muita gente perdeu o foco nos treinos durante a quarentena, mas alguns mantiveram a disciplina e até melhoraram o rendimento nesse período. O defensor público federal Frederico Soares, de 38 anos, é um exemplo desses corredores.
Ele conta que conseguiu melhorar meus tempos fazendo treinos mais curtos e maior quantidade de exercícios de fortalecimento.
“Passei a correr bem cedo, madrugada mesmo, saindo de casa às 05:00 e voltando às 06:30 no máximo, evitando o calçadão de Vila Velha e demais pontos com mais aglomeração. Com certeza melhorei bastante o preparo e tenho evoluído bastante!”, relatou.
Por conta da pandemia do coronavírus, o sonho de se tornar maratonista foi adiado, mas ele logo deu um jeito de manter a motivação.
“Meu sonho é correr uma maratona. Estava inscrito para a Maratona de Florianópolis, em 11 de junho, mas foi adiada e, provavelmente, não ocorrerá este ano. Então mudei o treinamento para fortalecimento e corridas curtas, melhorando o preparo. Tem dado certo! Estava ansioso para treinos longos, mas meu treinador (Tiago Thomaz, da Ative) mostrou a importância dos treinos curtos e fortalecimento neste momento”.
Ele destacou que, caso a maratona não aconteça em outubro, vai treinar para a Ultramaratona 12 horas do Exército, programada para o fim de novembro.
Início na corrida
Frederico contou ainda que começou a correr quando estudava para concurso em 2010. “Me ajudou bastante, mas só depois que entrei para assessoria esportiva que consegui evoluir”, lembrou.