Você sabe por que o agachamento é tão importante para quem corre? Quem trata do assunto é o personal trainer Wagner Costa.
Segundo ele, os benefícios do agachamento vão muito além do fortalecimento de músculos específicos para a passada.
“O movimento é um dos mais efetivos para quem corre e ajuda a queimar gordura, favorece o ganho de massa magra no corpo todo e pode ser feito em qualquer lugar, com carga ou sem carga”, destacou Wagner.
Músculos trabalhados
“O agachamento fortalece os quadríceps e os isquiotibiais (músculos da parte da frente e de trás da coxa, respectivamente), as panturrilhas, os glúteos e a região do core (formada pelo quadril, pela lombar e pelo abdome).
Por recrutar grande parte da musculatura das pernas, o exercício melhora a eficácia da passada.
Além disso, os músculos estabilizadores do corpo trabalham duro quando você faz agachamento. Resultado: com membros inferiores e um core forte, sua biomecânica melhora, há uma redução no impacto sofrido pelas articulações durante a corrida e o risco de lesão diminui.
As vantagens não param aí. Como envolve muitos músculos, o movimento proporciona um alto gasto calórico, acelera o metabolismo e ajuda a detonar gordura.
Mais: estudo publicado no The American Journal of Sports Medicine revela que exercícios multiarticulares (como o agachamento) estimulam a produção de testosterona. O hormônio contribui com o ganho de força, de disposição e de massa muscular”.
Movimentos
- Agachamento unilateral como passada: são primordiais para o fortalecimento do quadríceps, posteriores de coxa e glúteo.
- Stiff: mais um exercício interessante para fortalecer o corpo de forma específica para a corrida. O stiff é um exercício que trabalha a ativação do quadril, glúteos e posteriores de coxas.
- Agachamento livre: no agachamento, é possível trabalhar a articulação do quadril, joelho, tornozelo e ainda a estabilização do tronco, além do equilíbrio.
Frequência
“Apesar de ser um exercício que deve ser introduzido na rotina de treinos, o agachamento deve ser feito com cuidado para evitar lesões.
À medida que o exercício é praticado, pode-se aumentar o número de agachamentos de forma progressiva, de acordo com a capacidade de pessoa. Realizar com uma boa postura e de forma correta! Sentir dor não é normal!”
Posso correr e treinar força no mesmo dia?
O personal trainer Wagner Costa pondera: “Você pode correr no mesmo dia do fortalecimento. Mas, para não sobrecarregar seu organismo em excesso, é importante considerar a intensidade e o volume do treino, além de eleger um objetivo principal do dia: a força ou a corrida. Há quem treine corrida antes do treino de fortalecimento, como aquecimento. E isso é eficiente”.
Resumindo, é possível treinar força e corrida no mesmo dia. Mas não dois treinos puxados de uma vez, sob o risco de lesão ou, no mínimo, de não obter o resultado esperado.
Em certas situações, segundo o professor, pode ser interessante encaixar uma corrida curta sem tanta intensidade logo após um treino de força, para estimular seu corpo a correr com a musculatura cansada.