Todo corredor sabe da importância do check-up periódico para estar apto à atividade. Mas você sabe o quanto seu coração aguenta correr?
Quem responde à pergunta é a médica Lenina Matioli, que é médica do esporte, nutróloga e ortopedista.
“Essa avaliação é feita quando você corre na esteira com eletrodos (aqueles adesivos colados no seu peito) ligados a um computador e uma máscara no seu rosto: o famoso teste ergoespirométrico.
Essa “parafernalha” consegue medir como seu coração se comporta durante a corrida: em que momento ele acelera, quanto tempo ele demora para acelerar, quanto tempo ele consegue ficar acelerado e o ponto máximo de aceleração do qual ele não consegue passar.E mede também o quanto seu corpo consegue aproveitar de oxigênio do ar que você respira.
Saber tudo isso é importante:
- quando a pessoa vai iniciar, para saber se existe algum momento em que o coração não aguente cumprir a função dele durante a corrida (raro, mas pode acontecer).
- e para pessoas que já praticam corrida pois o exame mostra os pontos chave para ajustar o treinamento, tecnicamente chamados de limiares ventilatórios.
São nessas “zonas de treinamento” que ficam as frequências cardíacas exatas que o corredor deve treinar se quer melhorar a performance”.
Doutora Lenina Matioli