Maratona do Rio: diretor da prova concede entrevista exclusiva para o blog

Está chegando a hora da Maratona do Rio. Em 2020, a prova será virtual e poderá ser realizada de qualquer lugar do País, por meio do aplicativo Running Heroes. O percurso deverá ser feito entre os dias 9 e 12 de outubro, nas seguintes distâncias: 5km, 10km, 21km ou 42km.

Confira abaixo uma entrevista exclusiva concedida pelo diretor da Maratona do Rio, João Traven, ao blog Corrida de Rua.

Blog: Como foi pensada a estruturação da prova para se tornar a maior maratona virtual da América Latina?  

“A Maratona do Rio em sua versão física já é a maior da América Latina por reunir percursos de diversas distâncias e ainda oferecer ao atleta a possibilidade de disputar tanto a maratona (42 km) quanto a meia maratona (21 km), que não acontecem no mesmo dia. O que fizemos foi transferir a maioria dos percursos para a versão virtual do evento, para que fosse possível realizar as provas de forma segura e sem provocar aglomerações. As provas serão realizadas por meio do aplicativo Running Heroes (disponível para downloads nas lojas Apple e PlayStore) e podem ser executadas entre os dias 9 e 12 de outubro, no trajeto escolhido pelo atleta. Os resultados ficarão disponíveis em tempo real na plataforma e também serão incluídos no site da maratona. A prova virtual não contará com as categorias divididas por faixa etária. O ranking será geral para todos os participantes. Uma informação bem bacana é que este ano a gente vai correr por um propósito, e a cada quilometro percorrido uma quantia em dinheiro será doada à FIOCRUZ para viabilizar tratamentos e formas de prevenção à Covid-19”.

Como está a adesão entre os corredores, tendo em vista que muitos ainda não se adaptaram às corridas virtuais? 

“A Maratona do Rio formou uma grande comunidade com seus atletas. Tanto que, por um pedido dos corredores em nossas redes sociais, a gente reabriu as inscrições após o anúncio da edição virtual. Os novos inscritos podem escolher um dos planos disponíveis, o Essential e o Essential Plus, até o dia 12 de outubro – último dia da janela para realização das provas. Será possível escolher entre as distâncias de 5km, 10km, 21km ou 42km e os corredores também terão acesso ao Clube Maratona + Alegria, com muito conteúdo, dicas de treinos e diferentes facilidades e benefícios”.

Qual a dica para os corredores que optaram pelas maiores distâncias: correr em área plana, buscar um horário sem sol forte, o que levar no trajeto…? 

“Estamos montando sugestões de percurso para os atletas em locais planos para que tenham a melhor performance e mais próximo da prova seguiremos com as dicas”.

Qual previsão de entrega das medalhas após o desfecho da prova? 

“O kit e a medalha do atleta serão enviados aos endereços após a conclusão da prova”.

O que a organização está pensando para a edição de 2021, acreditando e tendo fé que, até lá, essa pandemia já terá passado? 

“A gente já vinha pensando em um formato virtual adicional para os próximos anos e a pandemia acabou adiantando isso. Ainda estamos estudando como faremos nas próximas edições, mas não abrimos mão da nossa prova física, afinal de contas, quem não quer correr uma maratona com a vista da Cidade Maravilhosa? Mas manter os dois formatos é sim uma opção”.

#maratonadorio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *