Z1, Z2, Z3… afinal, o que são zonas de treinamento? Quem trata do assunto é o @prof.ton, da @runnersclub_oficial. “São faixas de frequência cardíacas delimitadas pelo resultado da sua avaliação que determinam o grau de intensidade da sua corrida”, destacou o professor.
“Ao iniciar um programa de condicionamento físico, corrida, por exemplo, você deverá realizar uma avaliação física para verificar seus níveis atuais de condicionamento e definir suas ZONAS DE TREINAMENTO, a fim de realizar exercícios com mais segurança e assertividade na prescrição da intensidade adequada.
Essa avaliação pode ser uma ergoespirometria, padrão ouro (exame realizado com máscara e analisador de gases) ou uma avaliação indireta baseada em equações que estimam os valores de limiares de intensidade do exercício, as quais podem ser realizadas em esteira ou campo/pista.
Após finalizar o teste, você terá pré-definido 5 zonas de treinamento ou mais, conforme seleção de protocolos do avaliador.
Na Runners Club, estabelecemos as Zonas de treinamento com a Fórmula da FC de Reserva (Karvonen):
- Zona1. Muito leve – 60 a 65% da FC de Reserva
- Zona 2. Leve – 66 a 75% da FC de Reserva
- Zona 3. Moderada – 76 a 85% da FC de Reserva
- Zona 4. Intenso – 86 a 95% da FC de Reserva,
- Zona 5. Forte – 96 a 100% da FC de Reserva.
O uso do frequencímetro é importante para o monitoramento eficaz. 😉
O exemplo acima é apenas informativo, existem muitos protocolos e nem sempre a média populacional corresponde a sua realidade.
Converse com seu treinador e ajustem as suas zonas de treinamento aos parâmetros individuais encontrados na avaliação, dessa forma, obterão a intensidade adequada mais segurança no treinamento. Ajuste seu frequencímetro.
Professor Ton