A edição de estreia da Maratona Pedra Azul, no dia 8 de novembro, em Domingos Martins (ES), será uma das competições responsáveis pela retomada dos eventos esportivos no Estado após a paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus. A prova terá distâncias de 42, 21 e 12 quilômetros de corrida, além de uma caminhada de seis quilômetros.
Para receber o sinal verde das autoridades locais, os organizadores tiveram que adotar uma série de medidas com o objetivo de evitar aglomerações e reforçar as proteções sanitárias, adequando-se ao protocolo da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).
“Reduzimos pela metade a quantidade prevista de inscritos, teremos álcool gel em vários pontos e, além disso, o sistema de hidratação e o recebimento de medalhas e troféus será no formato self-service, ou seja, os atletas não terão contato com os staffs”, afirma Yoshiya Suwa, diretor geral da prova.
A região da Pedra Azul foi escolhida a dedo por envolver um percurso desafiador, belas paisagens naturais e um grande potencial turístico. “A cada ano cresce no Brasil o chamado ‘maraturismo’, ou seja, as corridas de rua aliadas ao turismo, e encontramos no local as condições ideais para fomentarmos no estado esse conceito”, ressalta Yoshiya.
“Desde nossa primeira visita técnica, ainda em 2019, fomos muito bem recebidos pela população e pelas autoridades, o que faz toda a diferença na hora de entregar um bom evento”, completa o dirigente.
A Rede Acesso, responsável pela produção do evento, atua no mercado de corridas em todo o território nacional desde 2009 e levará para Domingos Martins toda a bagagem adquirida ao longo desses anos, aliada à expertise de profissionais da região. A Maratona Pedra azul contará com cerca de 100 staffs e fornecedores locais.
Programação
A programação oficial da Maratona Pedra Azul começa na sexta-feira (06/11), com a retirada de kits das 12h às 20h no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, em um espaço ao lado da Centauro, e segue no sábado (07/11), com a entrega do material na Ronchi Beer Cervejaria Artesanal (Rua Nona Elvira P. Modolo, Pedra Azul, Domingos Martins), das 10h às 16h.
Todos os corredores devem apresentar o comprovante de inscrição e cópia de um documento com foto frente e verso.
A largada acontecerá em ondas e com uma quantidade limitada de corredores, a partir das 7h de domingo (08/11), no Quadrado de São Paulinho, e de lá os atletas percorrerão a Rota do Lagarto, trechos de asfalto no acostamento da ES-164, além de estradões de terra até a chegada no mesmo local.
“Lembramos que será obrigatório o uso de máscara durante a largada, chegada e na arena. Também solicitamos que todos deixem o local o mais breve possível para evitar aglomerações”, salienta Yoshiya.
O evento está em conformidade com o Decreto Estadual nº 4.736-R e Portaria da SESA de nº 186-R.
Para mais informações sobre a prova, como regulamento, percurso e postos de hidratação, acesse www.maratonapedraazul.com.
poxa… correto… pelo que entendi a corrida foi sem mascara, mas ate a largada e depois na chegada a mascara foi obrigatoria. muito legal. para o ano tentarei fazer esta maratona. se soubesse disto faria este ano…. parabens abcs Ultramaratonista Placido Rio de Janeiro RJ