Aterrissagem com calcanhar ou antepé, qual é o melhor?

Afinal, o que é melhor para a performance na corrida de rua: aterrissar com calcanhar ou antepé? Quem trata do assunto é o @prof.ton, da @runnersclub_oficial:

“Os dois vencedores da Maratona de Londres deste ano são corredores que aterrissam com calcanhar, realizam overstride (aquela aterrissagem bem distante do centro de massa) e também uma BOA FLEXÃO DE QUADRIL.

Performance e desempenho vão muito além de técnicas de corrida, inúmeros fatores como treinamento, estratégia de prova, clima, fatores psicológicos, sono, hidratação, alimentação.

Prof.Ton

Em entrevista à BBC, o vencedor Kitata declarou que, no ano anterior, sentiu-se faminto no km35. Neste ano, mudou a alimentação pré-prova e certamente contribuiu em seu resultado.

E, atualmente, o que diz a ciência sobre CALCANHAR X ANTEPÉ ?

Até onde pesquisei, não encontrei evidências robustas que favoreçam uma forma de aterrissagem em detrimento a outro, no que tange a performance/desempenho.

Então, se você corre bem, em velocidade, não passa a semana quebrado pós-prova, não se lesiona e está feliz, hoje, não vejo motivos de modificar padrões de aterrissagem simplesmente pelo achismo ou porque é bonitinho.

Talvez o que sirva perfeitamente para você é ruim para mim ou vice-versa. Temos bastantes atletas da elite e corredores de longa distância que aterrissam calcanhar.

Atualmente, sabemos que o pico de impacto ao aterrissar com calcanhar é superior aos corredores de antepé/ médio pé.

Prof. Ton

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *