Engana-se quem pensa que não é preciso fazer musculação para a corrida. O treino de força traz benefícios muito além do ganho de massa magra. De acordo com a médica Lenina Matioli, que também é nutróloga e ortopedista, esse treino é fundamental.
“Nem todo corredor gosta, na verdade, alguns detestam. A questão é que se você gosta muito de correr, no seu caso é necessário; afinal não fazemos só o que gostamos.
Essa necessidade vem por causa da absorção de impacto na corrida.
Todas as vezes que você pisa durante a corrida, empurra o chão com uma força correspondente a 2 a 3 vezes o peso do seu corpo, e o chão empurra você de volta com uma força igual.
Os seus músculos são tecidos mais elásticos, que quando vão absorver essas forças da corrida, conseguem se “deformar” e voltar à forma original.
Quando seu corpo não tem músculos fortes, a maior parte dessa força vai ser absorvida pelos tendões, cartilagens e ossos.
Esses tecidos por terem pouca elasticidade não se deformam muito, absorvem as forças mas não disspam de maneira adequada e ficam mais sujeitos a distensões, lesões e fraturas.
Músculos treinados protegem você na corrida.
Lembre-se disso!”Dra. Lenina Matioli