Quando um corredor escolhe uma prova alvo, ele se dedica com treinos específicos, tênis correto, bermuda de compressão, mochila de hidratação e suplementação. No entanto, a nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a “Nutri que corre”, faz um alerta para um detalhe importante que pode colocar seis meses de treinamento a perder: a alimentação pré-prova.
“Esta semana, em um grupo de corredores, o assunto era esse, e escutei coisas que me deixaram preocupadas, e digo que existe toda a possibilidade de colocar tudo ir literalmente morro abaixo se sua alimentação estiver errada e, principalmente, no dia que antecede a prova. Esses alimentos não contribuem em nada para desenvolvimento da prova”, pondera a especialista.
Confira abaixo:
Bebidas alcoólicas
Durante a prova, o atleta já sofre com a desidratação causada pelo suor, e o álcool em nada ajuda nesse processo, muito pelo contrário, apenas intensifica a perda de líquidos no corredor. O álcool tem alto poder diurético, o que só acelera a desidratação do atleta durante a prova.
Refrigerantes
As bebidas gaseificadas também devem ser evitadas antes dos treinamentos e corridas. Além do desconforto gástrico gerado, por ser uma bebida gaseificada, o refrigerante também contém alta concentração de cafeína, o que pode aumentar a sede durante a prova, causando desidratação.
Carne vermelha
Todas as carnes contêm gordura intrínseca não visível e também dificultam a digestão. Com a demora da digestão, o corpo não poderá usufruir da energia gerada por esse tipo de alimento. Se a corrida é daqui a 30 minutos, a carne leva cerca de 3 a 4 horas para que a digestão dela seja feita. Dessa forma, o corredor não terá energia disponível, mas sim muito alimento no estômago.
Leite
Para muitas pessoas, o leite faz parte do café da manhã e tem grande importância por ser rico em proteínas. Porém, para quem vai realizar uma prova ou sair para treinar, ele não é indicado, pois pode causar desconforto gástrico.
Fibras
Existem alimentos saudáveis, ricos em fibras e cheios de vitaminas e minerais, porém, nem sempre o que é saudável é a melhor opção antes do treino. Alimentos como granola, aveia, saladas, pães integrais e cereais não são a melhor opção antes da corrida, pois demoram a ser digeridos e podem estimular o processo gastrointestinal.
Alimentos gordurosos
Os alimentos ricos em gordura tornam a digestão mais lenta e também demoram a se transformar em energia. Assim, atrapalham a desempenho do corredor durante a prova.
Assim como feijões, cebola, couve-flor e brócolis. São extremamente ricos em carboidratos, mas também são formadores de gases, o que pode atrapalhar no desenvolvimento no trajeto.
Dica da Nutri que corre
“É sempre bom saber o que comer na hora certa. Antes do treino, a alimentação deve ter os nutrientes certos. Assim, o organismo irá responder às suas expectativas com muita mais eficiência e você terá gás para aguentar a rotina diária que temos hoje em dia. O ideal é planejar uma corrida top e fazer um acompanhamento com nutricionista, só ela tem a capacidade de prescrever dieta e acompanhamento para você brilhar na prova”.
Bianca Passos
Nutri que corre