Solidificando as iniciativas que já vinham sendo trabalhadas ao longo dos anos, como mais recentemente o anúncio de energia limpa na produção de todos os tênis a partir de 2022, e lançamento do Corre1 Eco, melhor tênis de performance da marca, agora em versão ecológica, a Olympikus, que busca cada vez mais contribuir em aspectos ambientais e sociais e de menor impacto ao planeta, representou esse pilar também na Maratona do Rio.
Alinhada com os objetivos do evento, um dos principais pontos em comum com a marca foram a preocupação e a importância no descarte de lixo da ativação como um todo.
Realizada nos dias 14 e 15 de novembro, a edição da Maratona deste ano arrecadou cerca de 875kg de resíduos descartados durante as provas. Através de pontos de coleta distribuídos pelas áreas da largada, chegada, dispersão e esplanada da Marina da Glória, o projeto, executado pela Cosan e pela Braskem, contou com uma equipe de mais de 100 pessoas contemplando equipe de coleta e parceiros.
Após o evento, todos os resíduos recicláveis foramcoletados e encaminhados para a cooperativa parceira da Maratona do Rio, que deu início ao processo de separação.
Para os dois dias de prova, a logística foi realizada com 2 caminhões durante a prova de 21 km e 4 caminhões durante as provas de 42km, 10 km e 5 km, somando um total de 35 sacas contentoras preenchidas com os descartes.
Unindo os aspectos ambientais e sociais, após a reciclagem dessesmateriais, toda resina gerada será transformada em lixeiras que serão doadas para escolas públicas, gerando um resultado ainda mais positivo da força tarefa.
A parceria entre Olympikus, Maratona do Rio e demais patrocinadores da prova, reforça o compromisso da marca de auxiliar na redução das mudanças climáticas do planeta, além de conectar-se com um de seus principais públicos em um dos eventos mais importantes da América Latina, reforçando a mensagem de que estamos juntos para a corrida mais importante do mundo, a corrida para frear a mudança do clima do planeta.
Corre1 Eco – Para solidificar as iniciativas de responsabilidade social e amplificar as ações de sustentabilidade ambiental da Vulcabras, a Olympikus lançou em 2021 o tênis Corre1 Eco, produzido com componentes reciclados, em versão limitada do melhor modelo já fabricado pela marca. Produzido com componentes naturais renováveis, o Corre1 Eco conta com materiais como o EVA Verde, que é produzido a partir da cana de açúcar e está presente na sola e na palmilha do calçado. A cada par produzido do modelo, 10 garrafas plásticas são recicladas. O lançamento do modelo reforça o compromisso da Olympikus com a corrida mais importante do mundo, a corrida para frear a mudança climática.
Energia Limpa – A Olympikus e a Vulcabras, formalizarem o anúncio do compromisso de energia limpa. Todos os modelos da marca a partir de 2022 serão fabricados 100% através de energia eólica. Para viabilização da iniciativa, um contrato de sociedade foi firmado com a Casa dos Ventos, para que todas as fábricas sejam abastecidas através da energia vinda do Parque Rio do Vento, um dos maiores parques eólicos em operação no Brasil e no mundo, localizado no Rio Grande do Norte.
Sobre a Olympikus
A Olympikus é a maior marca esportiva do Brasil e, desde 1975, vem construindo uma longa relação com o esporte brasileiro, por meio de ações sólidas e duradouras. A marca acredita e investe no esporte, buscando inovação e alta performance, por meio do seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia. Hoje está presente em toda a América do Sul e em mais de 12 mil pontos de venda no Brasil.
Sobre a Vulcabras
A Vulcabras é a maior gestora de marcas de artigos esportivos do País, tendo em seu portfólio as marcas Mizuno, Olympikus e UnderArmour. Fundada em 1952 em Jundiaí (SP), possui mais de 16 mil colaboradores divididos em seis unidades: nas duas plantas fabris localizadas em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA); nos centros administrativos em Jundiaí (SP) e na capital paulista; no novo Centro de Distribuição em Extrema (MG) e no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento localizado em Parobé (RS). No exterior a Vulcabras marca presença em mais de 15 países, com atuação robusta principalmente na América Latina, onde conta com 50 lojas próprias no Peru e Chile. Suas marcas levam tecnologia e inovação para todo perfil de atleta, de todos os locais, de todos os bolsos, e de todas as performances. Prazer, nós somos a Vulcabras, e vivemos para o esporte.